A produção industrial dos EUA praticamente não se alterou em abril, segundo dados divulgados pelo Federal Reserve (Fed). A queda nas atividades da indústria de transformação e do setor de mineração foi compensada por um avanço expressivo de 3,3% na produção das concessionárias de serviços públicos, como eletricidade e gás.
No geral, o índice de produção industrial (PI) caiu 0,4% em abril, após alta na mesma proporção em março. Quando excluídos os veículos automotores e peças, o recuo foi de 0,3%. Já a taxa de utilização da capacidade instalada caiu para 77,7%, ficando 1,9 ponto percentual abaixo da média histórica registrada entre 1972 e 2024.
Grupos de mercado mostram desempenho desigual
A análise por grupos de mercado revela um desempenho misto. A produção de bens de consumo duráveis recuou 1,3%, com retrações em todas as categorias. Por outro lado, os bens de consumo não duráveis registraram leve alta de 0,1%, impulsionados pela produção de bens energéticos, que subiu 3,2%.
Os índices de produção de equipamentos comerciais e de defesa e espaço avançaram modestamente. Já os setores de materiais de construção e materiais comerciais caíram 1% e 0,3%, respectivamente. Entre os materiais, os energéticos cresceram 0,8%, enquanto os não energéticos caíram 0,1%.
Produção industrial dos EUA sofre impacto dos veículos automotores
A queda de 1,9% na produção de veículos automotores e peças teve peso significativo sobre o desempenho dos bens duráveis, que recuaram 0,2% no mês. Já os produtos metálicos manufaturados registraram alta de 1%.
No segmento de bens não duráveis, a produção recuou 0,6%, com retração na maioria das categorias. O setor classificado como “outras indústrias” – que inclui atividades como edição e exploração madeireira – teve queda de 2%.
Mineração recua, mas serviços públicos avançam
Após alta de 1,1% em março, o setor de mineração caiu 0,3% em abril. Em contraste, as concessionárias de serviços públicos registraram um crescimento robusto de 3,3%, puxado por aumentos tanto na geração de eletricidade quanto na distribuição de gás natural.
A capacidade operacional da indústria caiu 0,4 ponto percentual, chegando a 76,8%, enquanto a taxa da mineração recuou para 90,2%. Já as empresas de serviços públicos operaram com 71,3% de sua capacidade, um avanço de 2,1 pontos, embora ainda abaixo da média de longo prazo.
Fed prevê revisão dos dados no fim de 2025
O Federal Reserve anunciou que pretende divulgar, no quarto trimestre de 2025, uma revisão anual dos índices de produção industrial e das taxas de utilização da capacidade. A atualização será baseada em dados do Censo Econômico de 2022 e nas contas de insumo-produto de 2017 do Departamento de Análise Econômica dos EUA.
A revisão incluirá ajustes nos métodos de estimativa, incorporação de novos dados e atualização de fatores sazonais, podendo impactar os índices desde 1972 até o presente.