Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Presidente da Câmara dos EUA cai; Biden espera nova eleição

Presidente da Câmara dos EUA cai; Biden espera nova eleição

A Câmara dos Representantes dos EUA, equivalente à Câmara dos Deputados, está sem presidente desde a tarde desta terça-feira (3), após o republicano. Kevin McCarthy ser deposto por uma moção movida por outro parlamentar da legenda, Matt Gaetz. O presidente Joe Biden afirmou que espera ver a situação resolvida com rapidez, mas o processo tende a ser moroso.

Esta é a primeira vez que um presidente da Câmara é deposto nos EUA durante seu mandato em mais de 200 anos de história do parlamento norte-americano. Gaetz, que é ligado ao ex-presidente Donald Trump, pré-candidato para as eleições do ano que vem, e apresentou o pedido de deposição depois de McCarthy fechar com Biden um acordo, no último sábado, que evitou a paralisação do governo (shutdown) pelo menos até 15 de novembro.

A ala da oposição mais ligada a Trump defendia uma posição mais dura, para tentar inviabilizar uma tentativa de reeleição de Biden diante de um cenário de dificuldade fiscal e política do atual presidente, do Partido Democrata.

O governo não conseguiu aprovar os projetos de lei orçamentária que permitem seu funcionamento até o dia 1º de outubro, início do ano fiscal nos Estados Unidos. Sem o acerto feito por Biden com aval de McCarthy, o governo não teria como pagar salários de funcionários públicos e militares, conceder empréstimos para pequenos empreendedores e manter parques abertos, entre outras ações.

Esta é a segunda vez no ano que o governo é salvo de um shutdown. Em junho, o Congresso precisou aprovar um aumento do teto de endividamento para que as atividades do governo não fossem interrompidas.

A eleição de MCarthy, em janeiro, já havia sido complicada: sem conseguir convencer a linha dura do Partido Republicano, que tem pequena maioria na Câmara, ele precisou de 15 votações até conseguir a maioria absoluta dos votos. 

Na Câmara, os democratas apoiaram a derrubada de McCarthy, alegando que ele não tinha controle sobre sua bancada.  O republicano Patrick McHenry assumiu provisoriamente a presidência da Câmara dos Representantes, por indicação do próprio ex-presidente. A deputada republicana Marjorie Taylor Greene, aliada de McCarthy, afirmou que não vê nenhum parlamentar da ala mais moderada interessado em comprar uma briga com os aliados de Trump.

Na Casa Branca, a porta-voz de Joe Biden, Karine Jean-Pierre, afirmou que o presidente está disposto a seguir trabalhando em parceria com integrantes da oposição e espera que a Câmara “cumpra a sua responsabilidade de eleger um presidente” para trabalhar em conjunto com o Congresso “sobre as prioridades do povo americano”.

Você leu sobre o imbróglio na Câmara dos Representantes dos EUA. Para saber mais sobre o impacto das discussões políticas sobre o mundo dos investimentos, faça seu cadastro gratuito na EQI Research e tenha acesso a relatórios exclusivos e recomendações feitas por analistas especializados.