Invista no seu carro com inteligência
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PPI: inflação ao produtor nos EUA recua 0,5% em abril; projeção era de alta

PPI: inflação ao produtor nos EUA recua 0,5% em abril; projeção era de alta

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos recuou 0,5% em abril na comparação com março, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (15) pelo Departamento do Trabalho.

Em relação a abril do ano anterior, o PPI registrou alta de 2,4%. As expectativas de analistas consultados pela FactSet apontavam para um avanço mensal de 0,2% e uma alta anual de 2,4%.

O núcleo do PPI, que desconsidera itens voláteis como alimentos e energia, também apresentou queda, recuando 0,4% em abril ante o mês anterior. Na comparação anual, o núcleo subiu 3,1%.

Neste caso, os analistas esperavam uma elevação mensal de 0,3% e um aumento anual de 3%.

PPI e CPI: Fed de olho na inflação

O dado foi divulgado dois dias após a publicação do índice de preços ao consumidor (CPI), que apresentou alta de 0,2% em abril. O resultado ficou dentro das expectativas do mercado, que projetava um avanço entre 0,2% e 0,3%, após uma queda de 0,1% registrada em março.

O núcleo do CPI — que exclui componentes mais voláteis, como alimentos e energia — também subiu 0,2% no mês, após alta de 0,1% em março. No entanto, esse resultado veio abaixo das estimativas dos analistas, que previam um aumento de 0,3%.

Vale destacar que o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, tem adotado uma postura mais cautelosa em relação à política de juros, refletindo a preocupação contínua com a inflação.

Na semana passada, o Fed manteve as taxas de juros inalteradas pela terceira reunião consecutiva, mantendo o intervalo entre 4,25% e 4,5%, apesar das pressões do ex-presidente Donald Trump sobre Jerome Powell, presidente da instituição, para que promovesse novos cortes nos juros.