Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PPI dos EUA recua 0,1% em agosto e surpreende o mercado

PPI dos EUA recua 0,1% em agosto e surpreende o mercado

O Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos caiu 0,1% em agosto na comparação com julho, conforme divulgado nesta quarta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho. No acumulado de 12 meses, o indicador avançou 2,6%.

O resultado ficou abaixo das projeções de analistas consultados pela FactSet, que esperavam uma alta mensal de 0,4% e um aumento anual de 3,3%.

O núcleo do PPI, que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia, também registrou queda de 0,1% em relação a julho. Na comparação anual, houve alta de 2,8%.

Relevância do PPI nas decisões do Fed

Indicadores de inflação como o PPI são monitorados de perto por investidores e economistas, pois ajudam a antecipar os próximos passos do Federal Reserve (Fed) em relação à política de juros.

Recentemente, o presidente do Fed, Jerome Powell, sinalizou que a instituição está disposta a iniciar cortes nas taxas de juros em breve, em linha com as expectativas do mercado.

Publicidade
Publicidade

As apostas em um afrouxamento monetário ganharam força após dados recentes sugerirem uma desaceleração da economia dos Estados Unidos, o que abre espaço para flexibilizações por parte do banco central.