O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou nesta sexta-feira que as tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump tendem a pressionar a inflação para cima e desacelerar o crescimento econômico dos Estados Unidos. Em discurso a jornalistas de negócios, Powell destacou que o cenário atual impõe uma “perspectiva altamente incerta” para a economia, e sinalizou que o banco central adotará cautela antes de qualquer decisão sobre os juros.
Apesar de reconhecer que a economia ainda apresenta sinais de força e um mercado de trabalho robusto, Powell frisou que os efeitos econômicos das tarifas anunciadas podem ser mais duradouros e profundos do que o estimado inicialmente. “O mesmo provavelmente será verdade para os efeitos econômicos, que incluirão inflação mais alta e crescimento mais lento”, afirmou.
Os comentários foram feitos dias após o anúncio de tarifas de 10% sobre uma série de produtos, que provocaram uma reação negativa nos mercados financeiros e prometeram retaliações por parte de parceiros comerciais. Powell disse que as medidas são “significativamente maiores do que o esperado” e que o Federal Reserve está “bem posicionado para esperar por maior clareza antes de considerar quaisquer ajustes em nossa postura política”.
Jerome Powell reitera manter expectativas de inflação ancoradas
O presidente do Fed reiterou o compromisso da instituição em manter as expectativas de inflação de longo prazo ancoradas, mesmo sob pressão política. Na quarta-feira, Trump havia pedido que Powell “parasse de fazer política” e cortasse os juros diante da inflação moderada.
Ainda que os mercados já precifiquem cortes agressivos na taxa básica de juros nos próximos meses, Powell indicou que o foco do Fed será conter riscos inflacionários. Ele alertou que o impacto das tarifas pode ir além de um simples aumento temporário nos preços.
Leia também:
“Evitar esse resultado dependeria de manter as expectativas de inflação de longo prazo bem ancoradas, do tamanho dos efeitos e de quanto tempo leva para que eles sejam totalmente repassados aos preços”, explicou.
A inflação básica atingiu 2,8% em fevereiro, superando a meta de 2% do Fed. Mesmo assim, Powell concluiu seu discurso dizendo que, por ora, a economia “ainda está em um bom lugar”, embora pesquisas recentes apontem um aumento nas preocupações dos consumidores sobre a inflação e o crescimento futuro.
Você leu sobre Jerome Powell. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!