O PMI de Serviços dos EUA caiu para 46,2 pontos em novembro, ate 47,8 pontos em outubro, demonstrando mais um mês de queda na atividade econômica e de pessimismo dos gestores. O índice foi divulgado nesta segunda-feira (5) pela S&P Global. Na sexta-feira, o PMI Industrial já havia registrado queda, para 47,7 pontos.

- Clique aqui e abra agora mesmo sua conta de investimentos da EQI.
Sigla em inglês para Índice dos Gerentes de Compras, o PMI busca dados a partir de entrevistas com gestores e responsáveis por compras das empresas consultados durante o mês, os índices de PMI abaixo de 50 pontos registram queda na atividade e mostram uma percepção negativa dos entrevistados a respeito a situação macroeconômica.
Neste mês, de acordo com a S&P, os números mostram queda no número de novos pedidos e uma baixa demanda para as ofertas do setor, com os números prejudicados pela persistência da pressão inflacionária, ainda afetada por altas nos combustíveis e alimentos, e também pelo aumento dos juros, elevados pelo Fed justamente com a meta de combater a inflação.
O cenário externo também não está ajudando, com a sexta queda consecutiva nos pedidos para exportação de bens e serviços. Os números fracos também têm afetado as perspectivas quando ao mercado de trabalho.
- Leia também: PMI também cai no Brasil, mas segue acima de 50
PMI Composto do Setor Privado também cai
O PMI Composto, que combina os dados de serviços com os de setor industrial, também apresentou queda, para 46,4 pontos, ant 48,2 pontos em outubro, segundo a S&P Global. Os dados também apontam para um enfraquecimento da demanda e no número de novos pedidos, com forte queda para os pedidos externos.

- Conheça o Mercado Livre EQI de Energia e economiza na conta de luz da sua empresa
“Os dados mostram sinais de deterioração da economia dos EUA, com sentimentos negativos para os setores de indústria e serviços. Há alguns sinais de resiliência, nos servidos médicos e de tecnologia, mas o aumento do custo de vida e a redução da demanda reduzem a confiança de todos”, explicou Chris Williamson, economista-chefe da S&P Global Market Intelligence, responsável pela pesquisa.
Segundo ele, algumas empresas têm oferecido fortes descontos para manter os pedidos e as vendas em alta, o que vai acabar contribuindo para melhores lucros, mas tem potencial de reduzir a pressão sobre a inflação no médio prazo.
As empresas trabalham nesta semana à espera da próxima reunião do Fomc, o comitê de política monetária do Fed, banco central dos EUA, que deve anunciar na semana que vem um novo aumento no juros, hoje no intervalo entre 3,75% e 4%.
Apesar do cenário de pessimismo das empresas, o presidente do Fed, Jerome Powell, tem reforçado a importância de combater a inflação como prioridade absoluta para a economia do país, a despeito do risco de recessão econômica.
- Fique atento e conheça agora mesmo os Melhores Investimentos para 2023.
PMI ISM
O PMI de serviços medido pelo ISM subiu a 56,5, de 54,4 de outubro.
PMI China e zona do euro
O PMI de Serviços da China caiu de 48,4 para 46,7 pontos em novembro, indicando retração da atividade. O composto, que reúne indústria e serviços, caiu de 48,3 para 47.
Já na zona do euro, o PMI de serviços caiu de 48,6 para 48,5; e o composto, subiu de 47,3 para 47,8 pontos.
Quer investir com assertividade e entender como o PMI de Serviços dos EUA pode impactar no mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para ajudar. Aproveite e abra agora mesmo sua conta de investimentos.





