O Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial do Brasil ficou em 53,6 pontos em março, dentro da zona de crescimento, separada pela marca de 50,0 pontos, pelo terceiro mês consecutivo. Embora o PMI industrial do Brasil tenha ficado abaixo do valor de 54,1, registrado em fevereiro, a análise ficou acima da média da série (50,6) e indicou a segunda melhor melhoria nas condições operacionais desde julho de 2022, informou a S&P Global nesta segunda-feira (1°).
A pesquisa destaca que o setor industrial do Brasil registrou outro desempenho impressionante em março, com a recuperação do crescimento de novos pedidos impulsionando novos aumentos na produção, na compra de insumos e no emprego.
Os custos de insumos aumentaram pelo ritmo mais rápido em três meses, mostrou o PMI industrial do Brasil, embora de forma modesta e abaixo das altas recentes. Ao mesmo tempo, os preços de fábrica aumentaram apenas marginalmente.

Demanda impulsiona PMI industrial do Brasil em março
A pesquisa mostra que a recuperação da demanda foi essencial para a melhoria da saúde do setor, com uma influência positiva em várias outras medidas.
O volume de novos pedidos aumentou pelo terceiro mês consecutivo em março, na taxa mais forte em mais de dois anos e meio. A recuperação foi liderada pelos bens de capital, e generalizada nas três grandes áreas do setor industrial.
Segundo a Diretora Associada de Economia da S&P Global Market Intelligence, Pollyanna De Lima, o desempenho do setor observado no primeiro trimestre de 2024 foi “consideravelmente melhor do que o registrado no quarto trimestre de 2023”. A análise média do PMI foi a mais alta desde os três meses até setembro de 2021.
“As notícias promissoras dos resultados do PMI de março se estenderam a várias medidas, já que os esforços das empresas para reconstruir os estoques e atender ao aumento do apetite dos clientes induziram a criação de empregos e outra rodada de crescimento na compra de insumos. As pressões sobre os custos permaneceram relativamente leves e a inflação de preços caiu para um mínimo de três meses, aumentando a probabilidade de outro corte na taxa básica de juros.“
- Você leu sobre o PMI industrial do Brasil. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!