Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PMI composto da Zona do Euro avança, mas dos EUA chega ao pior nível em 4 meses

PMI composto da Zona do Euro avança, mas dos EUA chega ao pior nível em 4 meses

Nesta sexta-feira (16), o S&P Global divulgou o PMI composto (Índice de Gerentes de Compras traduzido para o português), que inclui as medições da indústria e dos serviços, da Zona do Euro e dos Estados Unidos (EUA).  Na Zona do Euro, o PMI composto avançou para 48,8 em dezembro, ante 47,8 em novembro. Embora o […]

Nesta sexta-feira (16), o S&P Global divulgou o PMI composto (Índice de Gerentes de Compras traduzido para o português), que inclui as medições da indústria e dos serviços, da Zona do Euro e dos Estados Unidos (EUA). 

Na Zona do Euro, o PMI composto avançou para 48,8 em dezembro, ante 47,8 em novembro. Embora o índice ainda esteja abaixo dos 50 pontos, o que revela um pessimismo do setor, este é o maior patamar em quatro meses. 

Gráfico do PMI composto da Zona do Euro
Fonte: S&P Global

Apesar do PMI da Zona do Euro ainda estar abaixo do nível neutro, os dados de dezembro indicam um abrandamento na taxa de contração por dois meses consecutivos. 

Nos Estados Unidos, o PMI composto caiu para 44,6 pontos em dezembro, ante 46,4 em novembro. Este é o menor nível em quatro meses. 

O economista-chefe do S&P Global Market, Chris Williamson, afirmou que os dados da pesquisa revelam que os aumentos das taxas de juros realizados pelo Federal Reserve (FED) estão surtindo efeito na inflação. Apesar disso, ele alerta que os riscos de recessão estão aumentando devido ao avanço da taxa de juros. 

Publicidade
Publicidade
Gráfico do PMI composto da Zona do Euro
Fonte: S&P Global

Mais informações sobre o PMI composto da Zona do Euro 

No PMI composto da Zona do Euro, a atividade do setor de serviços chegou ao maior nível em quatro meses, avançando de 48,5 pontos em novembro para 49,1 em dezembro. A projeção do mercado era uma alta de 48,5. 

O PMI industrial foi de 47,8 pontos em dezembro, também sendo o maior valor em três meses, ante 47,1 em novembro. A previsão do mercado era uma alta de 47,1.

O S&P Global avalia que a indústria ainda continua liderando a desaceleração, com a produção industrial caindo pelo sétimo mês seguido, a taxa de declínio da produção diminuiu e mostra uma queda ainda mais acentuada no ritmo de contração em comparação com a queda acentuada de outubro. 

Na Zona do Euro, somente a França observou uma desaceleração em dezembro. O PMI francês composto do país caiu de 48,7 em novembro para 48,0 em dezembro. Este movimento é a segunda queda mensal na produção e o maior declínio desde novembro de 2014, com exceção do período da pandemia. 

Na Alemanha, a principal economia da região, teve taxas de declínio moderadas tanto na manufatura quanto nos serviços. Isso elevou o PMI composto pelo segundo mês seguido, que avançou de 46,3 em novembro para 48,9 em dezembro. 

No restante da Zona do Euro, a produção recuou pelo quarto mês consecutivo, ainda que o ritmo de declínio tenha diminuído pelo segundo mês consecutivo, o que mostra uma menor deterioração até agora.

Mais informações sobre o PMI composto dos Estados Unidos

O PMI industrial dos Estados Unidos caiu de 47,7 pontos de novembro para 46,2 em dezembro. O mercado esperava uma leitura de 47,7 pontos. Esse é o patamar mais baixo em 31 meses.

O movimento de queda também foi observado no PMI de serviços, que recuou para 44,4 pontos em dezembro, contra 46,2 em novembro. A projeção era uma queda para 46,8%. Este é o menor patamar em quatro meses. 

  • Quer saber como o PMI composto da Zona do Euro e dos Estados Unidos afetam os seus investimentos? Preencha este formulário para um assessor da EQI Investimentos entrar em contato.