Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
PIB da zona do euro cresce 0,1% no segundo trimestre

PIB da zona do euro cresce 0,1% no segundo trimestre

O PIB da zona do Euro – o produto interno bruto – cresceu 0,1% no segundo trimestre do ano, na comparação trimestral. Esse resultado ficou abaixo do esperado, que era de 0,3%. Na União Europeia como um todo, a taxa manteve-se estável, de acordo com dados da Eurostat, divulgados na quinta-feira (7).

Na comparação anual, o PIB do bloco europeu registrou 0,5% ante projeção de 0,6%. Na leitura anterior, o PIB anual fora de 1,1%. Esses dados, portanto, também ficaram abaixo do esperado pelo mercado.

Os dados europeus saem em um contexto no qual o PIB dos Estados Unidos cresce 0,5% em relação ao trimestre anterior de 2023. Ao passo que na comparação anual, o PIB norte-americano aumentou 2,5%.

PIB da zona do euro: Lituânia registra maior crescimento

Ao longo do trimestre, de acordo com os dados do Eurostat, as despesas das famílias mantiveram-se estáveis, ​tanto na zona do euro como na União Europeia como um todo. Enquanto isso, as despesas governamentais aumentaram 0,2% em ambas as zonas econômicas.

Enquanto isso, as exportações da zona do euro caíram 0,7%, bem como na União Europeia. Por outro lado, as importações aumentaram 0,1% na área do euro e diminuiu 0,2% na UE.

Publicidade
Publicidade

Dividido por país, a Lituânia registou o maior aumento do PIB da zona do euro, com alta de 2,9%, seguida pela Eslovênia, com alta de 1,4%; e da Grécia, que registrou crescimento de 1,3%. Na outra ponta, as maiores retrações foram na Polônia, com queda de 2,2%; Suécia, com retração de 0,8%; e Áustria, com variação negativa de 0,7%.