A pesquisa de avaliação do governo feita pelo instituto Data Poder e divulgada nesta nesta quarta-feira (19) aponta que 10% dos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão insatisfeitos com o começo da gestão e reprovam o governo, ante 82% dos que aprovam.
- Money Week 100 Dias do Governo: veja como otimizar seus investimentos após as decisões dos primeiros 100 dias do governo e seu possível impacto pelos próximos quatro anos. Faça agora mesmo sua inscrição!
Em outra pergunta dirigida a eleitores de Lula, 8% consideram a gestão pior que a do ex-presidente Jair Bolsonaro, e outros 8% veem o governo como igual ao anterior;
No sentido oposto, 14% dos eleitores de Bolsonaro na eleição de 2022 aprovam o governo Lula, enquanto 26% consideram o governo igual ou melhor que o do ex-presidente.

Entre os que dizem não ter votado em nenhum dos dois no segundo turno das últimas eleições, a visão sobre o governo Lula é mais positiva, com 49% de aprovação e 34% de reprovação. Para 47% dos que dizem não ter votado, Lula faz um governo melhor que Bolsonaro; já 40% preferem a atuação do ex-presidente.
A pesquisa foi realizada com 2.500 entrevistas, por telefone celular ou fixo, entre os dias 2 e 4 de abril. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
- Confira a Carteira Recomendada de Ações da EQI.
Avaliação do governo: pesquisa Quest mostra queda na popularidade
A avaliação do governo teve queda, segundo pesquisa do Instituto Quaest divulgada também nesta quarta-feira (19): Lula tem 36% de aprovação e 29% de reprovação entre os brasileiros. Na primeira pesquisa do instituto, realizada em fevereiro, quando Lula tinha 40% de avaliações positivas e 20% de negativas, com 24% de avaliações regulares. Os que não souberam ou não quiseram responder caíram de 16% para 6%,

No recorte geográfico da pesquisa, a maior aprovação de Lula vem na região Nordeste, com 53% de avaliações positivas, ante 62% em fevereiro. A menor avaliação positiva vem do Sul, com 27%, índice que era de 34% em fevereiro.
A pesquisa foi realizada com 2.015 pessoas, em entrevistas presenciais, entre os dias 13 e 16 de abril. A margem de erro é de 2.2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

- Invista no exterior: tenha rendimentos em dólar com segurança e tranquilidade
Quer investir com assertividade e compreender o impacto dos dados da avaliação do governo na economia e no mercado financeiro? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.