O governo da província de Ontário, no Canadá, informou a rescisão de um contrato de US$ 100 milhões com a SpaceX, de Elon Musk, em resposta à guerra tarifária global promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A decisão foi anunciada pelo premiê Doug Ford, que também está em campanha como líder do Partido Conservador Progressista para uma eleição antecipada.
“Nós rasgaremos o contrato da província com a Starlink”, declarou Ford em comunicado oficial. “Ontário não fará negócios com pessoas empenhadas em destruir nossa economia.”
O acordo previa a implementação do sistema de internet via satélite Starlink, da SpaceX, em 15 mil instalações nas áreas rurais e no norte de Ontário. Segundo o jornal Toronto Star, a medida faz parte da resposta do governo provincial às tarifas impostas pelos Estados Unidos.
Guerra tarifária: Ontário proíbe também empresas dos EUA em contratos locais
Além disso, o primeiro-ministro de Ontário informou que a província canadense proibirá empresas norte-americanas de participarem de contratos locais até que as tarifas impostas pelos Estados Unidos sejam retiradas.
“O Canadá não começou essa disputa com os EUA, mas pode ter certeza de que estamos prontos para vencê-la”, declarou Ford em um comunicado oficial.
A medida pode impactar contratos públicos que somam até US$ 200 bilhões, segundo estimativas do governo de Ontário. A decisão reforça a crescente tensão comercial entre os dois países e marca uma resposta direta às barreiras tarifárias impostas por Washington.
Você leu sobre guerra tarifária. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!