A republicana Nikki Haley foi derrotada nas primárias de Nevada, nos Estados Unidos, na terça-feira (6) após 63% dos eleitores terem optado pela alternativa “nenhum dos candidatos” para a corrida pela Casa Branca no final deste ano.
Haley era a única candidata do partido no estado, que não apresentou o nome de Donald Trump como escolha. Em vez de votarem nela para representar os Republicanos na eleição presidencial dos Estados Unidos, os eleitores decidiram permanecer sem candidato.
Com o resultado, Haley se tornou a primeira candidata presidencial de qualquer partido a perder uma corrida para a opção “nenhum destes candidatos”, desde que essa opção foi introduzida no estado em 1975.
- Entenda: Como funcionam as eleições nos Estados Unidos
- Veja: Ron DeSantis desiste das prévias do Partido Republicano e anuncia apoio a Trump
As primárias não exerciam influência decisiva na seleção do candidato, apenas serviam como mais uma oportunidade de demonstrar sua popularidade na área. O desfecho, dessa forma, constrange a reputação de Haley, que buscava se estabelecer como alternativa de voto para os republicanos.
A região decidirá em aproximadamente três semanas quem será o indicado do partido Republicano.
Trump vence primárias em New Hampshire; Nikki Haley é pressionada a desistir
O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu as primárias do Partido Republicano em New Hampshire, realizadas na terça-feira (23), e deu mais um passo rumo à disputa presidencial.
Em um estado considerado moderado, Trump obteve 54,7% dos votos, contra 43,5% da ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley. Haley é a única concorrente de Trump que segue na disputa e vem sendo pressionada a desistir.
O ex-presidente recebeu apoio significativo de eleitores republicanos sem diploma universitário, com cerca de dois terços votando em seu favor. Entre os eleitores republicanos que se identificam como conservadores, aproximadamente 7 em cada 10 escolheram Trump.
Essa é a primeira vez desde 1976 que um candidato republicano vence as prévias em Iowa e New Hampshire, as duas primeiras prévias da longa corrida à Casa Branca. Trump, por sua vez, pediu que Nikki Haley desistisse. “Se ela não sair, vamos desperdiçar dinheiro ao invés de gastá-lo contra Joe Biden, que é nosso foco”, declarou.