O CEO da Tesla (TSLA; TSLA34), SpaceX e X, antiga Twitter, Elon Musk, afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, deve deixar a Corte.
As declarações de Musk, feitas no último sábado (17), ocorreram após o anúncio de que o X encerrou suas operações no Brasil, em resposta a uma suposta ameaça de Moraes à equipe local.
“Devido às exigências do ‘ministro’ Alexandre no Brasil, que nos forçariam a violar (em segredo) as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais, o X não teve outra opção senão encerrar nossas operações locais no Brasil. Ele é uma verdadeira desgraça para a Justiça“, escreveu Musk, ao compartilhar o comunicado oficial da empresa.
Pouco depois, ao responder e compartilhar uma postagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que convidou Musk a participar de manifestações em São Paulo no próximo 7 de setembro, pedindo o impeachment de Moraes.
“Não há dúvida de que Moraes precisa ser removido. Ter um ‘ministro’ que repetidamente e de forma flagrante viola a lei não é justiça de forma alguma“, afirmou Musk.
Em seguida, Musk compartilhou uma montagem comparando imagens do ministro do STF com Voldemort, vilão da série Harry Potter, comentando: “A semelhança é impressionante. Alexandre de Voldemort“, ironizou.
Ainda insatisfeito, Musk fez outra postagem afirmando que a decisão de fechar o escritório do X no Brasil foi difícil, mas que seria impossível justificar as ações da empresa sem sentir vergonha, caso tivessem concordado com as “exigências ilegais de censura secreta e entrega de informações privadas” de Moraes.
Após Elon Musk fecha escritório, X sairá do Brasil?
Apesar do fechamento do escritório do X no Brasil, a rede social continua operando normalmente.
O Telegram, por exemplo, não possui um escritório formal no país, mas é representado por um escritório de advocacia para tratar de decisões judiciais. O mesmo procedimento será adotado pelo X.
Em uma reportagem, especialistas ouvidos pelo Estadão afirmaram que, embora o cumprimento de sanções se torne mais difícil daqui em diante, o STF ainda pode solicitar o bloqueio da plataforma por outras vias, como por meio das operadoras de telecomunicações, uma situação que já ocorreu em casos anteriores.
Para o Estadão, Francisco Brito Cruz, jurista e diretor executivo do InternetLab, um centro de pesquisa sobre direito e tecnologia, afirmou que, mesmo sem um escritório no Brasil, o X ainda estará sujeito às legislações brasileiras.
O jurista explicou que, em caso de descumprimento das medidas judiciais estabelecidas por Moraes, como multas, bloqueios de perfis ou violações de regras relacionadas à legislação eleitoral, a rede social poderá ser suspensa temporariamente por meio de determinações judiciais enviadas às operadoras de telecomunicações, como ocorreu com o Telegram.
Você leu sobre Elon Musk. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!