O economista-chefe do BTG Pactual (BPAC11), Mansueto Almeida, estará no MacroDay 2022, evento totalmente online e gratuito que acontece dia 18 de agosto. Inscreva-se aqui.
Com passagens pela iniciativa pública e também pela iniciativa privada, ele traz consigo a visão de quem entende governo e empresariado e conhece bem as angústias de ambos os lados.
E é justamente a isso o que se propõe o Macro Day, ou seja, debater acerca da economia de maneira holística para que assim o investidor possa adquirir conhecimento suficiente para se posicionar em um mercado altamente volátil, tanto no Brasil quanto no exterior.
Não à toa, Mansueto foi ministro de Estado e, como tal, era municiado rotineiramente acerca dos vieses e reveses da economia brasileira e mundial.
Na prática, significa dizer que ele tem bagagem suficiente para dar um norte ao investidor, explicando o cenário e pontuando tendências que podem fazer a diferença na carteira de investimentos.
Tanto é assim que ele deixou o primeiro escalão do governo federal para assumir o leme de um dos maiores bancos de investimentos da América Latina.

Mansueto Almeida: trajetória
Mansueto é bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo.
Natural do Ceará, ele tem 54 anos e de 1998 a 2002 estudou no Massachusetts Institute of technology (MIT) em busca de um doutorado.
A prática acadêmica foi aprofundada como funcionário de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde ganhou experiência profissional. Trata-se de uma fundação pública federal vinculada ao Ministério da Economia.
De 1995 a 1997 ele atuou como coordenador-geral de Política Monetária e Financeira na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda.
Também foi assessor da Comissão de Desenvolvimento Regional e de Turismo do Senado Federal (2005-2006). Além disso, também atuou como Assessor Econômico do Senador Tasso Jereissati e foi consultor de Aécio Neves, candidato a presidente nas eleições de 2014.
Do Ipea à Fazenda
Em meados de 2016, Mansueto voltou ao Ipea em 2016 para integrar a equipe da Secretaria de Acompanhamento Econômico – Seae. Assim, deu o pontapé inicial de sua história junto ao Ministério da Fazenda.
Pouco tempo depois foi convidado pelo então ministro Henrique Meirelles para integrar a equipe. Assim, conseguiu ajudar na implementação dos planos de Reformas, como Ajuste Fiscal, legislação trabalhista e previdenciária.
Já em abril de 2018, sob o governo do presidente Michel Temer, assumiu o cargo de secretário do Tesouro Nacional do Brasil. Antes de sua nomeação ser confirmada, chegou a ser especulado como possível Ministro do Planejamento e até como futuro presidente do BNDES. No entanto, acabou seguindo dentro do time econômico do País.
Com o presidente Jair Bolsonaro subindo a rampa do Palácio, o ministro da Economia do novo governo, Paulo Guedes, conseguiu segurar Mansueto na equipe até meados de 2020, mas o mercado já estava de olho no economista há algum tempo.
Tanto foi assim que na metade de 2020 ele trocou a iniciativa pública pela privada ao entrar no BTG Pactual para comandar a instituição na posição de economista-chefe.
- Quer saber mais sobre Mansueto Almeida e aprender a investir? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!