Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Lula propõe ajuda ao Rio Grande do Sul fora do teto de gastos

Lula propõe ajuda ao Rio Grande do Sul fora do teto de gastos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou uma mensagem ao Congresso Nacional solicitando a decretação de estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro deste ano.

O documento também prevê a exclusão de “despesas autorizadas por meio de crédito extraordinário e renúncias fiscais necessárias para atendimento às consequências derivadas de eventos climáticos no Estado”.

O anúncio foi feito por Lula durante uma transmissão ao vivo, na qual estavam presentes os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em uma reunião no Palácio do Planalto. A reunião foi convocada para discutir ajuda ao estado, que segue sofrendo os efeitos das fortes chuvas que atingem a região desde o final de abril.

O projeto de decreto legislativo, enviado ao Congresso, precisará ser aprovado pelos plenários da Câmara e do Senado. Não requer sanção presidencial, apenas a publicação no Diário Oficial da União (DOU) após aprovação parlamentar para entrar em vigor.

A partir do decreto, qualquer ação relacionada ao estado de calamidade fica fora do limite de gastos do governo federal e das metas fiscais.

Publicidade
Publicidade

Segundo a ministra do Planejamento, Simone Tebet, o decreto dá segurança jurídica para as ações do governo federal e servirá unicamente para atender os casos direcionados ao Rio Grande do Sul e de calamidade pública.

“A meta fiscal está mantida até o final do ano. Nós podemos utilizar os recursos do orçamento federal fora do limite do gasto, porque nós temos um teto, e fora da meta fiscal única e exclusivamente para o Rio Grande do Sul e para os casos específicos de calamidade pública“, frisou.