Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Lula define novo ministro das Comunicações

Lula define novo ministro das Comunicações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) como novo ministro das Comunicações. A nomeação ocorre após o pedido de demissão de Juscelino Filho, também do União Brasil, que foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por suposto envolvimento em um esquema de desvio de emendas parlamentares.

O ministro é natural de São Luís (MA) e está em seu segundo mandato como deputado federal. Administrador de formação, iniciou sua trajetória política como vereador da capital maranhense pelo PTB, partido que presidiu na Câmara entre 2019 e 2021. Ganhou projeção regional ao assumir, em 2017, a presidência da Agência Executiva Metropolitana do Maranhão, por indicação do então governador Flávio Dino, hoje ministro Supremo Tribunal Federal (STF), de quem é aliado.

O parlamentar pertence a uma família tradicional da política maranhense. Seu pai, Pedro Fernandes, foi deputado federal por duas décadas e hoje é prefeito reeleito da cidade de Arame (MA). Seus irmãos também ocupam cargos de destaque: Paulo Casé Fernandes é secretário de Desenvolvimento Social do governo estadual e Lena Carolina Andrade Fernandes Ribeiro é superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Maranhão.

Novo ministro das Comunicações tem perfil conciliador

Com base eleitoral consolidada tanto na capital quanto no interior do estado, Pedro Lucas é conhecido por sua atuação nos bastidores e por seu perfil conciliador. Apesar de não ser uma presença frequente nas tribunas do plenário, é considerado um articulador habilidoso.

Publicidade
Publicidade

Sua boa relação com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi evidenciada durante recente viagem oficial ao Japão, na qual acompanhou o chefe do Legislativo e o presidente Lula — inclusive sendo apelidado por colegas de “atleta de corrida”, por seu hábito de correr com Motta durante a missão internacional.

Juscelino Filho pediu demissão do cargo após ter seu nome envolvido em uma denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por suspeita de desvio de emendas parlamentares. A saída ocorre em meio à pressão crescente sobre o governo e à promessa do presidente Lula de afastá-lo caso fosse formalmente acusado.

Você leu sobre novo ministro das Comunicações. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!