Notas de libras com um retrato do rei Charles III entraram em circulação nesta quarta-feira (5) pela primeira vez, conforme informou o Banco da Inglaterra em comunicado. Charles será retratado nas notas de £ 5, £ 10, £ 20 e £ 50.
As imagens das notas que retratam Charles foram divulgadas pela primeira vez em dezembro de 2022, depois que a rainha Elizabeth II faleceu em setembro do mesmo ano.
As notas com a rainha Elizabeth II permanecerão com curso legal e estarão em circulação juntamente às que mostram Charles, disse o Banco da Inglaterra. Os dois monarcas são os únicos a serem retratados em notas, já que essa tradição só começou em 1960.
“As novas notas só serão impressas para substituir as que estão gastas e para atender a qualquer aumento geral na demanda por notas”, disse o Banco da Inglaterra. “Isso significa que o público começará a ver as novas notas do rei Carlos III muito gradualmente.”
“Este é um momento histórico, pois é a primeira vez que mudamos o soberano em nossas notas”, disse o presidente do Banco da Inglaterra, Andrew Bailey.

Libras: mais personagens históricos estampam cédulas
Moedas mostrando um retrato do rei britânico já entraram em circulação. Mostram-no virado para a esquerda, em linha com uma tradição que diz que a direção do perfil muda para cada monarca sucessivo.
Além de monarcas, as cédulas no Reino Unido apresentam personagens históricos, incluindo Winston Churchill, Jane Austen, JMW Turner e Alan Turing.
Você leu sobre as notas de libras que passam a estampar o rosto do rei Charles. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!