Os gráficos da implementação da inteligência artificial (IA) e da bolha da internet dos anos 1990 são “desconfortavelmente” parecidos, apesar de o hype do IA ainda estar relativamente no meio do seu caminho natural.
Com base na analogia dos anos 1990, estaríamos entrando em 1998, que foi um ano bastante volátil devido à crise da dívida entre a Ásia e a Rússia e ao colapso da Long Term Capital Management.
“A seguir, apresentamos uma análise atualizada da correlação quase perfeita entre a alta do Nasdaq após o lançamento da Netscape no final de 1994 e sua alta após o lançamento do ChatGPT em outubro de 2022”, aponta a consultoria Bespoke em um relatório enviado a clientes.

Segundo o documento, o que torna a analogia tão intrigante é que, neste mesmo ponto da década de 1990, a alta foi liderada principalmente por empresas de infraestrutura da Internet, enquanto as ações de implementação da Internet que eventualmente abririam capital foram o que deram início aos últimos momentos (e ganhos massivos) do que se tornou a bolha da Internet.
“Durante o atual boom da IA, a mesma coisa aconteceu, com as empresas de infraestrutura de IA liderando o movimento (chips e data centers). Ainda não vimos uma onda de IPOs no lado da implementação de IA”, diz a Bespoke.
Ou seja, se tivéssemos que arriscar um palpite, os momentos finais do boom da IA chegarão quando começarmos a ver altas maiores e mais IPOs no espaço de implementação de IA.
“Seria apropriado se o boom da IA finalmente perdesse força logo após a empresa de implementação de IA que começou tudo — a OpenAI — abrir capital”, conclui a Bespoke.
Quer um guia completo sobre como investir em 2026? Clique aqui para receber as melhores alternativas neste relatório gratuito e exclusivo da EQI+.






