Quem mora fora de São Paulo pode estar se perguntando: feriado de quê hoje? A resposta está na história paulista. Nesta terça-feira, 9 de julho, é comemorado o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 — mas só no estado de São Paulo. Não se trata de um feriado nacional, e por isso o funcionamento de serviços e repartições segue normalmente nas demais regiões do país.
A data remete a um dos momentos mais marcantes da política brasileira no século XX: a revolta paulista contra o governo provisório de Getúlio Vargas. O movimento exigia a convocação de uma nova constituição para o Brasil. Embora derrotado militarmente, o levante deixou um legado de luta por democracia e direitos civis.
O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932?
Em julho de 1932, milhares de paulistas pegaram em armas para protestar contra a falta de representatividade política no governo Vargas, instaurado em 1930 sem eleições. A guerra civil durou cerca de três meses, mobilizou aproximadamente 100 mil combatentes e resultou em milhares de mortos.
A Revolução não conseguiu seus objetivos imediatos, mas abriu caminho para a convocação da Assembleia Nacional Constituinte em 1933. Desde 1997, o dia 9 de julho é feriado oficial em São Paulo e serve para homenagear os que lutaram por uma constituição democrática.
Bolsa de valores funciona normalmente
Como o 9 de julho não é feriado nacional, serviços federais e mercados financeiros operam normalmente. A B3, a bolsa de valores brasileira, está aberta, e o expediente bancário funciona sem alterações em todo o país — exceto nas agências localizadas no estado de São Paulo, que podem fechar ou ter horários especiais devido à folga regional.
Calendário: próximos feriados nacionais de 2025
O mês de julho não conta com feriados nacionais. O próximo será apenas em setembro. Confira as próximas datas que terão impacto em todo o país:
- 7 de setembro (domingo) – Independência do Brasil
- 12 de outubro (domingo) – Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (domingo) – Finados
- 15 de novembro (sábado) – Proclamação da República
- 20 de novembro (quinta-feira) – Dia da Consciência Negra
- 25 de dezembro (quinta-feira) – Natal
Além disso, os dias 24 e 31 de dezembro serão pontos facultativos após as 14h.
Leia também: