O governo federal ainda estuda os nomes que vão completar a diretoria do BC (Banco Central), que tem dois cargos vagos desde o fim de fevereiro: as diretorias de Política Monetária e de Fiscalização. Segundo analistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a equipe econômica buscam nomes com maior alinhamento ao governo, a fim de criar contrapontos à visão do presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto.
- Quer investir fora do Brasil? Baixe gratuitamente o nosso e-book Investimentos Internacionais,
O Banco Central tem oito diretores, todos com mandatos de quatro anos, mas que são trocados dois por ano, justamente a fim de pulverizar a influência do governo ao longo do mandato do presidente. Eles são trocados sempre em 1º de janeiro, à exceção dos cargos do primeiro ano de governo, cujo vencimento é em 28 de fevereiro.
Os oito diretores mais o presidente formam o Copom (Comitê de Política Monetária), cuja principal atribuição é definir a Selic, taxa básica de juros do país, a partir da análise de dados e cenários macroeconômicos. O assunto ganhou destaque no início do governo, com críticas de Lula e de membros do PT à gestão de Campos Neto e à manutenção da Selic em 13,75% ao ano. A próxima reunião é na semana que vem.
A tendência é que o diretor de Fiscalização, Paulo Souza, que é funcionário de carreira da instituição, não seja reconduzido. Bruno Serra, diretor de Política Monetária, disse que não quer seguir no cargo, mas ficará como interino até a nova indicação.
- Confira a Carteira Recomendada de Ações da EQI.
Servidores ouvidos pelo jornal Valor Econômico temem a indicação de um nome mais ligado ao mercado financeiro para o setor de Fiscalização, o que poderia causar conflito de interesses na função, já que a diretoria é responsável pela supervisão do sistema financeiro nacional, o que inclui e instauração de processos administrativos.
Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que havia levado a Lula um conjunto de nomes “acadêmicos, técnicos e de mercado”, mas o presidente ainda não bateu o martelo. Os nomes, depois de indicados, devem ser sabatinados pelo Senado, na Comissão de Assuntos Econômicos, e depois aprovados por maioria simples pelo plenário.
- Baixe nosso e-book e conheça já os Melhores Investimentos para 2023.
- Faça o teste e conheça seu perfil de investidor.
Quer proteger seu dinheiro de flutuações causadas por indicações do governo à diretoria do BC? Preencha este formulário e um assessor da EQI Investimentos vai entrar em contato para tirar suas dúvidas.