O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil a 1,7%, de 0,8% em 2022.
Para 2023, a instituição revisou para baixo o crescimento do país, a 1,1%, de 1,4% de antes.
Ainda assim, apesar de 2022 ter sido a maior revisão para cima anunciada pelo órgão, o país vai crescer menos do que a média mundial e pares emergentes, segundo dados do FMI.
Em relação ao PIB Global, o Fundo cortou a projeção de alta de 3,6% para 3,2% conforme o relatório de Perspectiva Econômica Mundial. Para 2023, passou a 2,9%, de 3,6%.

Fundo Monetário Internacional
No documento, o FMI elencou que os riscos para as perspectivas são predominantemente inclinados para o lado negativo, e citou a guerra, a crise do gás, inflação e covid, entre outros fatores.
Também disse que em cenário de mais riscos e inflação ainda maior, o crescimento pode cair para 2,6% em 2022 e a 2,0% em 2023.
Em se tratando dos Estados Unidos (EUA), a previsão para o crescimento do país no ano cai a 2,3%, de 3,7%.
Já para a zona do Euro, projeta crescimento de 2,6%, de 2,8% e em relação à Ásia, projeta para a China crescimento de 3,3%, de 4,4%.
Por fim, para a América Latina e Caribe o Fundo revisou a projeção para cima, de 0,5 p.p. por recuperação mais robusta nas grandes economias.
- Quer saber mais sobre o PIB do Brasil e aprender a investir? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!