O filho mais velho do presidente republicano dos EUA, Donald Trump Jr. vai à Groenlândia, segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Dinamarca. A ida ocorre duas semanas após o pai, Donald Trump, reforçar o desejo de comprar o território do país. O anúncio foi feito pelo presidente na rede social Truth Social: “Don Jr. e vários representantes viajarão para a ilha para visitar algumas das áreas e paisagens mais magníficas”.
“Tomamos nota da visita planejada de Donald Trump Jr à Gronelândia”, escreveu a diplomacia dinamarquesa à agência de notícias AFP. De acordo com a nota, a viagem não é “uma visita oficial americana”. Mininnguaq Kleist, diplomada groenlandês, afirmou que o filho de Trump não tem planos para reunir-se com autoridades da ilha durante a viagem.
Antes do Natal, o presidente dos EUA publicou que, “pelo bem da segurança nacional e da liberdade em todo o mundo, os Estados Unidos acreditam que a propriedade e o controle da Groenlândia são uma necessidade absoluta”. Na época, o governo da ilha respondeu que o território não estava à venda, reagindo novamente após declarações similares de Trump em 2019.
“A Groenlândia é nossa. Não estamos, e nunca estaremos à venda. Não perderemos nossa longa luta pela liberdade”, afirmou o primeiro-ministro Mute Egede em comunicado. No discurso de Natal, Egede afirmou ainda que a Groenlândia precisava dar “um passo em frente” e traçar o seu futuro “especialmente no que diz respeito aos (seus) parceiros comerciais e às pessoas com quem devemos trabalhar em estreita colaboração”. “A nossa cooperação com outros países e as nossas relações comerciais não podem continuar a ser realizadas apenas através da Dinamarca”, enfatizou.
A Groenlândia é um território autônomo, mas faz parte do Reino da Dinamarca.
Você leu sobre Donald Trump Jr. vai à Groelândia. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!






