Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Decreto de reajuste do salário mínimo é assinado

Decreto de reajuste do salário mínimo é assinado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (30), um decreto que fixa o novo valor do salário mínimo em R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro de 2025. O aumento de R$ 106 em relação ao valor atual supera a inflação acumulada, representando um ganho real para os trabalhadores e aposentados que recebem o piso nacional.

O reajuste foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que acumulou 4,84% nos últimos 12 meses até novembro, somado a 2,5% referentes ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Essa fórmula reflete a política de valorização do salário mínimo, aprovada em 2023, que garante aumentos acima da inflação até 2030.

Política de valorização do salário mínimo

Durante a cerimônia de assinatura, o presidente Lula reafirmou o compromisso de garantir que o salário mínimo tenha reajustes reais em todos os anos de sua gestão. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, reforçou a importância da medida para a distribuição de renda no país.

“Essa política assegura que o salário mínimo continue cumprindo seu papel no processo de distribuição de renda. O presidente Lula destacou que todos os reajustes terão ganho real, o que fortalece o poder de compra dos brasileiros”, declarou Marinho.

Publicidade
Publicidade

Para o ministro, seria uma “tragédia” se a política de valorização não tivesse sido aprovada. Ele destacou ainda que a expectativa do governo é que o Brasil continue em um ciclo de crescimento econômico em 2025, consolidando os efeitos positivos dessa iniciativa.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), cerca de 59 milhões de brasileiros têm rendimentos vinculados, incluindo cerca de 19 milhões de aposentados e pensionistas.

O aumento no salário mínimo deve gerar impactos significativos na economia, ampliando o poder de compra de uma parcela importante da população. Essa valorização fortalece o mercado interno e reafirma o compromisso do governo com a redução das desigualdades sociais no Brasil.

Você leu sobre salário mínimo. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!