A Casa Branca sugeriu que o avião Embraer (EMBR3), operado pela Azerbaijan Airlines, que caiu no Cazaquistão, pode ter sido derrubado por sistemas de defesa aérea da Rússia. Durante uma entrevista coletiva, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, John Kirby, afirmou que há evidências que sustentam essa hipótese.
“Vimos algumas indicações iniciais que certamente apontam para a possibilidade de que este avião foi derrubado por sistemas de defesa aérea russos”, declarou Kirby. Ele enfatizou que as provas disponíveis vão além das imagens amplamente divulgadas dos destroços da aeronave, mas não forneceu detalhes adicionais sobre o acidente envolvendo a aeronave da EMBR3. Além disso, o porta-voz informou que Washington se dispôs a colaborar nas investigações sobre o incidente.
Mais cedo, a Azerbaijan Airlines divulgou um comunicado em que atribui a queda do avião a uma possível “interferência física e técnica externa”. No entanto, a empresa não especificou que tipo de interferência teria ocorrido.
Rússia confirma que Embraer (EMBR3) caiu meio a combates
A agência de aviação russa Rosaviatsiya reconheceu que o acidente envolvendo uma aeronave da Embraer no Cazaquistão, que deixou 38 mortos, ocorreu enquanto a região estava sob uma operação militar relacionada à guerra na Ucrânia. Apesar disso, o órgão não atribuiu diretamente à Rússia a responsabilidade pelo incidente.
Segundo a Rosaviatsiya, drones ucranianos realizaram ataques contra duas cidades na região da Chechênia, sendo uma delas Grozny, destino final do voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines (Azal). A aeronave partiu de Baku, no Azerbaijão, na última quarta-feira (25).
As autoridades locais ordenaram o esvaziamento do espaço aéreo em Grozny devido aos ataques, o que pode ter contribuído para o incidente. A fuselagem da aeronave apresentava perfurações, segundo informações preliminares da investigação.
A aeronave, pertencente à Azerbaijan Airlines, caiu nas proximidades da cidade de Aktau, no Cazaquistão, durante um voo com destino a Grózni, na Rússia. O acidente resultou na morte de 38 das 67 pessoas que estavam a bordo. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda.
Você leu sobre Embraer (EMBR3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!