O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registrou um saldo positivo de 137,3 mil vagas formais de trabalho em janeiro, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (26) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), indo além da expectativa de mercado que era de 50,3 mil vagas. O resultado do mês reflete 2,27 milhões de admissões e 2,13 milhões de desligamentos no período.

O número representa uma queda de 20,7% em relação a janeiro do ano passado, quando foram criados cerca de 173,2 mil empregos com carteira assinada. O resultado já havia sido antecipado pelo ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que destacou na última segunda-feira (24) que o Brasil iniciou o ano com mais de 100 mil novas vagas preenchidas.
Caged: desempenho por setores e regiões
Quatro dos cinco principais setores da economia registraram saldo positivo na geração de empregos formais. A indústria liderou com 70,4 mil novos postos, seguida pelos serviços (45,1 mil), construção (38,3 mil) e agropecuária (35,7 mil). Por outro lado, o setor do comércio foi o único com saldo negativo, registrando 52,4 mil demissões a mais do que admissões.
Entre as unidades da federação, 17 dos 27 estados apresentaram saldo positivo no mês. Os destaques ficaram com São Paulo, que criou 36 mil vagas, seguido pelo Rio Grande do Sul (26 mil) e Santa Catarina (23 mil).
No acumulado dos últimos doze meses, de fevereiro de 2024 a janeiro deste ano, foram abertas 1,65 milhão de vagas formais, um crescimento de 6,8% em relação ao período de fevereiro de 2023 a janeiro de 2024.
Salários na contratação
O salário médio real na admissão foi de R$ 2.251,33 em janeiro, um aumento de R$ 89,01 em relação ao valor registrado em dezembro de 2024. Apesar disso, o reajuste representa uma redução aproximada de 4,12% quando comparado aos valores corrigidos pela inflação.
Os dados do Caged mostram que, apesar da queda em relação ao mesmo período do ano passado, o mercado de trabalho formal brasileiro continua apresentando crescimento, com a indústria e o setor de serviços puxando a criação de novas vagas.
Você leu sobre Caged. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!