Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Brasil tem 2º maior juro real do mundo após alta da Selic

Brasil tem 2º maior juro real do mundo após alta da Selic

Com o aumento de 0,25 ponto percentual (p.p., 25 pontos-base) na taxa básica de juros na quarta-feira (18), o Brasil passou a ser o país com o segundo maior juro real do mundo. O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a Selic para 10,75% ao ano. O levantamento é do economista Jason Vieira, da MoneYou.

Esta é a primeira alta na taxa Selic após um ciclo de sete cortes seguidos, que teve início em agosto de 2023 e terminou em maio de 2024. 

Com a elevação, a taxa de juros real brasileira subiu para 7,33%, atrás apenas da Rússia, com 9,05%. Em seguida, está a Turquia, com juro real de 5,47%.

Entre os 40 países do ranking, a Argentina tem o menor juro real, com -33,92%, por enfrentar um quadro de inflação e juros altos.

Publicidade
Publicidade

O que é juro real

A taxa de juros real (ou juro real) é o que efetivamente mostra quanto rende um investimento. Isso porque ela desconta do rendimento o impacto que a inflação causa no período em que os recursos estiveram investidos.

Em períodos de inflação alta, ficar atento ao juro real de um investimento é ainda mais importante. Se você já investe, ou está pensando em dar os primeiros passos para formar as suas reservas, provavelmente já ouviu falar sobre o rendimento negativo da poupança nos últimos tempos.

Para calcular o juro real, são necessários dois componentes: a taxa de juros nominal e a inflação do período analisado. A taxa de juros nominal é aquela informada no momento que é feito o investimento. A inflação pode ser obtida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice da inflação oficial brasileira divulgado todos os meses pelo IBGE.

Qual o maior juro real do mundo? Veja ranking

Entre os 40 países do ranking:

  • 45% mantiveram a taxa de juros;
  • 2,50% elevaram;
  • 52,50% cortaram os juros.

A movimentação da política monetária nos países mostra que o movimento global de aperto perdeu força, com mais economias cortando juros.

RankingPaísJuro real
Rússia9,05%
Brasil7,33%
Turquia5,47%
México5,45%
Indonésia4,37%
Índia3,08%
África do Sul2,96%
Colômbia2,37%
Tailândia2,03%
10°Hungria1,98%