Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Brasil e Arábia Saudita firmam 25 acordos bilaterais para investimento

Brasil e Arábia Saudita firmam 25 acordos bilaterais para investimento

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, recebeu na segunda-feira (31) a comitiva saudita com mais de 90 empresários e agentes do governo, que acompanham o ministro do Investimento Khalid Al-Falih. No evento, empresas do Brasil e da Arábia Saudita assinaram 25 acordos de comércio bilateral e investimentos.

O ministro Khalid Al Falih demonstrou estar otimista em relação ao avanço da parceria entre os dois países. “O Brasil e a Arábia Saudita, dois membros orgulhosos do G20 e produtores de energia, estão bem posicionados para serem parceiros estratégicos, sendo nós líderes econômicos de nossas respectivas regiões”, disse.

DIVIDENDOS EM DÓLAR: GERE RENDA NA MOEDA MAIS FORTE DO MUNDO

“Com nossos interesses estratégicos alinhados e os setores privados fortes, poderíamos nos tornar um dos cinco principais investidores na economia um do outro”, acrescentou. Entre os acordos firmados há memorandos nas áreas de agronegócio e minérios, por exemplo.

Geraldo Alckmin reforçou a fala do saudita, com foco para a segurança alimentar. O ministro do MDIC destacou a parceria entre os países na área de fertilizantes.

Publicidade
Publicidade

O Brasil e a Arábia Saudita mantêm relações diplomáticas desde 1973. O país é o principal parceiro comercial do Brasil no Oriente Médio.

Agricultura, pecuária e o petróleo do Brasil representam uma parcela relevante do tráfego entre os dois países. Produtos como soja, milho, açúcar, carne bovina e aves são destaque na parceria.

Tarcísio de Freitas marca presença em evento que reúne Brasil e Arábia Saudita

Tarcisio de Freitas, governador de São Paulo, também participou do evento, e aproveitou para destacar as “transformações” que, nos últimos anos, “melhoraram o ambiente para investimentos” no Brasil. 

Além disso, o governador deu destaque à recente aprovação na Câmara dos Deputados da primeira fase da reforma tributária.

MONEY WEEK: APRENDA A INVESTIR COM OS MELHORES