Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Banco do Brics: Dilma Rousseff é indicada por Lula para comandar instituição

Banco do Brics: Dilma Rousseff é indicada por Lula para comandar instituição

A ex-presidente Dilma Rousseff, foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), também conhecido como Banco do Brics. O Brasil já teria o aval dos demais países que compõem o bloco – Rússia, Índia, China e África do Sul. A tendência é que o nome dela seja oficializado ainda neste mês.

Há alguns dias, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vinha negociando para que o atual presidente da entidade, Marcos Troyjo, deixe a presidência do grupo. O Brics é o bloco econômico que reúne países como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mandato dele iria até 2025.

A presença de Dilma Rousseff era uma incógnita dentro do próprio PT porque uma indicação dela para algum cargo dentro do governo poderia gerar desgaste político. Desde a posse o atual governo, discutia-se algum cargo para a ex-presidente sem envolvê-la diretamente na nova gestão petista. Por outro lado, Troyjo, que já foi comentarista da rádio Jovem Pan, foi um crítico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Quando o ex-presidente Jair Bolsonaro foi eleito, em 2018, o hoje presidente do Banco do Brics fora convidado pelo ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, para ocupar a Secretaria especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério.

Porém, em 2020, ele foi indicado pelo então ministro para a presidência do Brics, sendo eleito para um mandato de cinco anos. Nos Estados Unidos, ele ajudou a fundar um centro de estudos sobre Brics na Universidade de Colúmbia, o BRICLab.

Banco do Brics: Haddad manteve duas reuniões com Troyjo

De acordo com matéria publicada esta semana pela Folha de S.Paulo, Haddad já teria se encontrado com Troyjo pelo menos duas vezes e membros do Ministério da Fazenda teriam dito que a permanência do economista indicado por Bolsonaro na instituição estaria causando mal estar e que ele estaria pronto a renunciar.

Porém, outras fontes ligadas ao presidente Lula que o atual presidente do banco não estaria tão simpático à ideia de renunciar ao cargo, sendo resistente ao ministro da Fazenda. A tendência agora é que Troyjo deva trabalhar com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, segundo matéria do G1.

O Banco do Brics possui um capital inicial de US$ 50 bilhões e capital autorizado de US$ 100 bilhões. Seu principal objetivo é apoiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos Brics e em outros países considerados emergentes. Sua sede fica em Xangai.

Você leu sobre Banco do Brics. Gostaria de saber mais informações para investir com assertividade? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato