A ata do Fed – o Federal Reserve – revelou que os membros do Fomc, que é o comitê de política monetária dos Estados Unidos, podem considerar uma redução na taxa de juros em 0,25 ponto na próxima reunião. Mas tudo dependerá de como chegarão os dados econômicos, principalmente sobre a inflação.
O documento apontou que a maioria dos membros do Fed observou que, se os dados continuassem a chegar conforme o esperado, provavelmente seria apropriado flexibilizar a política na próxima reunião.
“Quase todos os participantes observaram que, embora os dados recebidos sobre a inflação fossem encorajadores, informações adicionais mostraram que ainda seria necessário maior confiança de que a inflação estava se movendo de forma sustentável em direção ao objetivo de 2% antes que fosse apropriado reduzir a faixa-alvo para a taxa de fundos federais”, disse trecho da ata.
Ata do Fed: aumento da confiança
No entanto, os participantes viram os dados recebidos como um aumento de sua confiança de que a inflação estava se movendo em direção na direção projetada pela autoridade monetária dos EUA.
“Muitos participantes comentaram que a política monetária continuou a ser restritiva, embora tenham expressado uma série de opiniões sobre o grau de restritividade, e alguns participantes notaram que a desinflação em andamento, sem nenhuma mudança na faixa-alvo nominal para a taxa de política, por si só resulta em um aperto na política monetária”, disse trecho do documento.
Além disso, maioria dos participantes comentou sobre a importância de comunicar a abordagem dependente de dados do Comitê. “Vários participantes enfatizaram a necessidade de monitorar as condições nos mercados monetários e os fatores que afetam a demanda por reservas em meio à redução contínua no balanço do Federal Reserve”, aponta.
Mercado de trabalho ainda forte
Os membros do colegiado observaram também que as expectativas de inflação de longo prazo permaneceram bem ancoradas e viram essa ancoragem como sustentação do processo de desinflação. E observaram que as pressões inflacionárias podem persistir por algum tempo, pois avaliaram que a economia teve um impulso considerável e que, mesmo com alguma redução na demanda por mão de obra, o mercado de trabalho permaneceu forte.
“Os membros avaliaram que as condições de oferta e demanda no mercado de trabalho continuaram a se equilibrar melhor. A taxa de desemprego subiu, mas permaneceu baixa, tendo subido 0,7 ponto percentual desde seu ponto mais baixo em abril de 2023 para 4,1% em junho. O ritmo mensal de novas vagas de empregos ficou mais moderada em relação ao primeiro trimestre, mas foi sólido nos últimos meses”, disse o Fed.
Como foi a reunião de julho
O Fomc decidiu manter os juros dos EUA, no intervalo entre 5,25% e 5,50%, na última reunião, no fim de julho.
De acordo com o comunicado, o comitê informou que avaliará cuidadosamente os dados recebidos, a perspectiva da inflação em evolução e o equilíbrio de riscos.
“O Comitê não espera que seja apropriado reduzir a faixa-alvo até que tenha adquirido maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%”, diz trecho do comunicado.
Você leu sobre ata do Fed. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!