Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Economia
Notícias
Argentina tem menor taxa de homicídios em 25 anos

Argentina tem menor taxa de homicídios em 25 anos

A Argentina registrou, em 2024, a menor taxa de homicídios dolosos desde o início da publicação de estatísticas nacionais em 2000. O número de assassinatos caiu 11,5% em relação a 2023, passando de 2.046 vítimas para 1.810, segundo informações da CNN.

Dados preliminares do Ministério da Segurança apontam que a taxa de homicídios dolosos foi de 3,8 por 100 mil habitantes, a menor já registrada. Em 2023, o índice era de 4,4 por 100 mil habitantes, enquanto o recorde anterior era de 4,2 em 2022.

Com esse resultado, a Argentina se consolidou como um dos países mais seguros da América Latina em termos de mortes violentas intencionais, ficando atrás apenas de El Salvador, que possui uma taxa de 1,9 homicídios por 100 mil habitantes. Em contraste, o Brasil registra 19 homicídios por 100 mil habitantes, cerca de cinco vezes mais do que o índice argentino.

A ministra da Segurança Nacional, Patricia Bullrich, destacou que a queda nos homicídios é fruto de uma estratégia coordenada entre o governo federal, as províncias e a Cidade Autônoma de Buenos Aires, com especial atenção às áreas dominadas pelo crime organizado.

A cidade de Rosário, anteriormente considerada a mais violenta do país, foi um dos destaques na redução da criminalidade. Sob a liderança do presidente Javier Milei e do governador de Santa Fé, Maximiliano Pullaro, foi implementado o Plano Bandeira, que uniu forças federais e provinciais no combate à violência. Entre as iniciativas, um patrulhamento diferenciado e uma mesa de coordenação estratégica foram fundamentais para reduzir os homicídios em Rosário, que passaram de 261 em 2023 para 90 em 2024, uma queda de 65%.

Você leu sobre Argentina. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!