O secretário de Finanças da Argentina, Pablo Quirno, confirmou, por meio de sua conta no X, antigo Twitter, que o país realizou o pagamento de US$ 4,3 bilhões em títulos da dívida soberana.
Este é o maior desembolso realizado pelo governo argentino desde a reestruturação da dívida em 2020, de acordo com informações divulgadas pelo jornal inglês Financial Times.
Do montante total, US$ 3,7 bilhões foram destinados a credores privados, enquanto o restante foi repassado a entidades públicas que possuem papéis da dívida do país.
Argentina: pagamento saiu do superávit fiscal
O pagamento foi viabilizado com os dólares provenientes do superávit fiscal obtido no ano passado. Segundo a publicação britânica, esse resultado foi alcançado graças ao rigoroso pacote de austeridade implementado pelo governo do presidente Javier Milei, que assumiu o cargo com a promessa de reverter a crise econômica e atrair confiança internacional.
No começo do mês, foi divulgado que o índice de risco-país recuou para abaixo da marca simbolicamente importante de 600 pontos-base, um patamar que não era registrado desde agosto de 2018. A queda foi interpretada por operadores como um reflexo de um maior otimismo dos investidores em relação à capacidade do país de honrar suas obrigações financeiras.
O índice, que mede o diferencial de rendimento entre os títulos argentinos e a dívida comparável dos Estados Unidos, atingiu o menor nível em mais de cinco anos durante a manhã. Essa métrica é utilizada no mercado para avaliar o grau de risco percebido pelos investidores sobre as economias emergentes.
Você leu sobre Argentina. Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!






