Um apagão de alcance nacional interrompeu o fornecimento de energia em 25 Estados e no Distrito Federal, na manhã desta terça-feira (15). O desabastecimento provocou interrupção de semáforos em várias capitais e de linhas de metrô em Belo Horizonte, Salvador, Recife e São Paulo.
RESERVA DE EMERGÊNCIA: OS MELHORES INVESTIMENTOS PARA MONTAR A SUA
A única unidade da Federação que não foi afetada é Roraima, que não está interligada ao sistema nacional. Em nota, o Operador Nacional do Sistema disse que uma ocorrência às 8h31 interrompeu a carga em estados do Norte e Nordeste, afetando também a distribuição no Sudeste. Disse ainda que as causas da ocorrência estavam sendo apuradas e que a recomposição do fornecimento já havia se reiniciado.
O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação e a apuração das causas do incidente.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais informou que não há registros de alerta de seca que pudessem impactar a produção e a distribuição de energia por falta de água em alguma hidrelétrica, “Apesar do baixo nível de chuva”.