A pesquisa ADP de outubro, relatório de empregos do setor privado dos Estados Unidos, apontou a criação de 113 mil postos de trabalho no mês, ante projeção de 150 mil. Em setembro, foram 89 mil novas vagas.
A ADP é considerada uma prévia do payroll, dado oficial do mercado de trabalho dos EUA, que será divulgada na sexta-feira (3). O payroll, diferentemente da ADP, contabiliza além dos cargos privados as vagas públicas. Dados agrícolas não entram na conta.
Segundo a ADP, os salários anuais e de outubro aumentaram 5,7% em relação ao ano anterior.

“Nenhuma indústria dominou as contratações neste mês, e os grandes aumentos salariais pós-pandemia parecem estar ficando para trás”, afirmou Nela Richardson, economista-chefe da ADP.
“Os números de outubro mostram que, embora o mercado de trabalho tenha desacelerado, ele ainda é suficiente para apoiar fortes gastos dos consumidores”, ressaltou.
Os dados de emprego são acompanhados de perto pelo Federal Reserve (Fed), banco central americano, que considera esses números e os de inflação para definir juros – nesta quarta (1), o Fed deve optar por manter os juros no patamar de 5,25% e 5,50%, mas com possível nova alta na reunião de política monetária do mês que vem (13 de dezembro).
A indústria respondeu por 6 mil novas vagas na iniciativa privada, apontou a ADP de outubro. O setor de serviços, por 107 mil, com destaque para educação e serviços de saúde (45 mil vagas), que ultrapassaram lazer e hotelaria (17 mil). Comércio, transportes e utilidades registraram 35 mil.