Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Confiança do Comércio cai 0,2 ponto em março

Confiança do Comércio cai 0,2 ponto em março

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), da FGV, cedeu 0,2 ponto em março, ao passar de 87 para 86,8 pontos. Em médias móveis trimestrais o indicador subiu 0,5 ponto, a primeira alta depois de seis meses de quedas consecutivas.

 

Para Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE, o resultado é consequência da considerável alta da pesquisa e da queda referente às expectativas dos próximos meses. Contudo, é necessário ter cuidado. 

“Nos dois sentidos é preciso cautela, dado que a alta do ISA-COM recupera apenas 31% das perdas acumuladas nos sete meses anteriores. Já para as expectativas, a queda mais intensa pode ter sido influenciada pelo aumento da incerteza ao longo do mês, em especial aquelas relacionadas aos desdobramentos da Guerra.”

Quatro dos seis principais segmentos do setor apresentaram queda em março. O  resultado foi influenciado pela queda do Índice de Expectativas (IE-COM), que chegou a 86,4 pontos. Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) subiu e obteve 87,6 pontos.

Publicidade
Publicidade

Crédito: Divulgação IBRE

Os números mostram que a confiança do comércio encerrou o 1T22 em queda, ante a média do 4T22. Depois de dois trimestres de recuperação no meio de 2021, esse é o segundo trimestre seguido de queda na confiança trimestral do setor.

Crédito: Divulgação IBRE

Apesar do resultado positivo, a queda foi influenciada pela redução do Índice de Situação Atual, enfraquecida desde o final do ano passado. Sobre as expectativas, deve haver uma alta de 1,3 ponto, mesmo com a queda de março.