Educação Financeira
arrow-bc
Notícias
arrow-bc
Como usar o cartão de crédito a seu favor, sem perder o controle com os gastos

Como usar o cartão de crédito a seu favor, sem perder o controle com os gastos

Victor Meira

Victor Meira

28 Set 2022 às 17:06 · Última atualização: 28 Set 2022 · 7 min leitura

Victor Meira

28 Set 2022 às 17:06 · 7 min leitura
Última atualização: 28 Set 2022

foto de cartões de crédito e cadeado

Quantas vezes você já ouviu a seguinte expressão: “O cartão de crédito é o grande vilão das dívidas dos brasileiros”.

Pois é. O Banco Central informou nesta quarta-feira (28) que a taxa média de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiram de 349,9% ao ano em julho para 398,4% ao ano em agosto. Sendo esta a maior taxa desde agosto de 2017 (quanto chegou a 428% ao ano).

Em agosto, a taxa de inadimplência média registrada pelos bancos nas operações de crédito ficou estável em 2,8% em agosto, mas segue como o maior patamar desde junho de 2020.

O crédito rotativo do cartão de crédito é a linha de crédito mais cara do mercado e pode ser acionado por quem não pode pagar o valor total da fatura na data do vencimento, mas não quer ficar inadimplente.

Continue no portal EuQueroInvestir para você ler algumas dicas levantadas pela redação para usar o cartão de crédito a seu favor.

Ter poucos cartões de crédito

A primeira dica para utilizar o cartão de crédito de forma inteligente é ter poucos cartões de crédito em seu nome, principalmente se você tem um descontrole de gastos. 

Sabe aquela frase tão utilizada pelo chef de cozinha, Henrique Fogaça, no programa de TV Masterchef: “Menos é mais”? Aqui, ela se encaixa de forma perfeita.

Quanto menor for a quantidade de cartões de crédito, é mais fácil controlar os gastos. Assim, ao acumular quatro, cinco ou até mesmo mais cartões, fica complicado se organizar e a probabilidade de esquecer de pagar uma conta ou ter que apelar para o crédito rotativo é grande.

Além disso, uma das principais vantagens de ter o cartão de crédito são os benefícios. Ao acumular os gastos apenas em uma conta, você pode acumular pontos, como cashback, e estreitar laços com a sua instituição financeira. Assim, você poderá ter mais privilégios em suas contas.

Com muitos cartões de crédito, você divide os seus gastos, com uma menor margem de negociação com o seu banco. 

Usar o cartão de crédito como organizador dos seus gastos

Como foi mencionado no tópico anterior, com poucos cartões de crédito em suas mãos, você consegue organizar os seus gastos. Você pode estar se perguntando: como organizar as despesas usando o cartão de crédito? Ora, é simples, você estará direcionando todas as compras para apenas uma forma de pagamento.

Isso pode ser uma boa ferramenta, principalmente se você não usa aplicativos de controle financeiro e não anota tudo aquilo que paga e consome. 

Ademais, com o uso do cartão de crédito para concentrar os gastos, você paga tudo de uma vez e não precisa pagar de forma picada tudo aquilo que compra e consome.

Por exemplo, hoje, com o cartão de crédito, você paga os streamings de áudio e vídeo, carro por assinatura, aluguel de imóvel, estadia em viagens, dentre outros. Agora imagina pagar tudo isso em dias diferentes? Com o cartão, você paga tudo de uma vez!

Definir um limite pessoal 

Do que adianta ter poucos cartões e usá-lo como organizador, se você não tem um limite pessoal para os seus gastos. Não confunda o limite do seu cartão com limite pessoal, são duas coisas completamente diferentes. 

O limite do seu cartão é formulado pelo banco em que ele é definido por dois fatores: renda e perfil de bom pagador. Logo, ele pode ficar bem acima da sua renda mensal. 

Com base nisso, quem define o seu limite pessoal é você mesmo e o quanto você ganha mensalmente. Especialistas em educação financeira recomendam que os gastos mensais com cartão de crédito não podem ultrapassar o teto dos 30%. 

Consultar e controlar as faturas com frequência

Há pouco mais de dez anos, grande parte das pessoas consultavam a fatura do cartão de crédito apenas quando recebiam a conta impressa na casa. Inclusive, quando tinha greve nos Correios, o banco recomendava que elas fossem até as agências ou ligassem para a central de atendimento para pedir a segunda via. 

Com o avanço da tecnologia da informação, milhões de pessoas nem recebem mais a fatura de forma impressa. Sem contar que agora você consegue acompanhar a fatura a cada instante com os aplicativos do seu celular. 

Dessa forma, não consultar a fatura não é mais desculpa. Você pode fazer quando e onde quiser. Olhar diariamente a fatura e o limite é uma forma de controlar os seus gastos. Com essa prática, você consegue acompanhar a fatura e não terá surpresas quando for pagá-la. 

foto de Cartões de crédito

Use e abuse dos benefícios do cartão de crédito

A última dica, e talvez a mais desejada, é você usar e abusar dos benefícios do seu cartão de crédito. Com a concorrência enorme no setor financeiro, há muitas opções de cartão de crédito. Portanto, as instituições oferecem diversos benefícios para atrair atenção de novos clientes e a retenção dos clientes antigos, como cashback, milhas e isenção de anuidade.

Cashback

Imagina você fazer uma compra com o seu cartão de crédito e receber parte do valor dele? Essa situação é possível com cashback. O benefício devolve uma porcentagem para a conta do cliente. Logo, você consegue transformar o saldo do cartão de crédito em dinheiro.

Milhas e pontos

Uma alternativa ao cashback é o programa de milhas/pontos. A cada x gastos com o seu cartão de crédito, você ganha pontos. Com eles, você pode trocar por passagens aéreas, hotéis, restaurantes e produtos dos mais diversos tipos.

Isenção de anuidade

Anuidade é a taxa de manutenção do cartão de crédito. Entretanto, com a grande concorrência, muitos bancos oferecem isenção da anuidade. Caso você pague, negocie com o seu banco ou procure um cartão que não cobre essa taxa. 

Concluindo

Milhares de pessoas temem usar o cartão de crédito com medo de se enrolar com ele. Mas, como foi destacado ao longo do artigo, é possível aproveitar diversos benefícios dele sem descontrolar os gastos. Basta apenas administrar os recursos e partir para o sucesso. 

  • Quer investir com auxílio da EQI e ter dicas sobre educação financeira como esta, sobre como usar o cartão de crédito a seu favor? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!
newsletter
Receba informações exclusivas em seu email

Últimas notícias