Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Notícias
Boletim Focus projeta inflação e Selic maiores no final de 2022

Boletim Focus projeta inflação e Selic maiores no final de 2022

O Boletim Focus desta segunda-feira (21) projeta inflação e Selic maiores no final de 2022.

Isso porque a expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referente a 2022, passou de 6,45% na pesquisa de uma semana atrás para 6,59% na pesquisa divulgada hoje. Para 2023, a expectativa para o IPCA também aumenta, ao passar de 3,70% para 3,75%, conforme projeção.

Já a expectativa para a Selic, que é a taxa básica de juros da economia, avança de 12,75% para 13% ao final deste ano. Para o próximo ano, a expectativa avança de 8,75% para 9%.

O Produto Interno Bruto (PIB), por sua vez, passa de 0,49% para 0,50%, conforme a projeção para este ano. Para 2023, o indicador recua de 1,43% para 1,30%.

Por fim, a expectativa para o câmbio permanece em 5,30%, conforme projeção anterior e, assim, configura estabilidade nesse patamar em 2022. Para 2023, a expectativa para o indicador passa de 5,21% para 5,22%.

Publicidade
Publicidade

Vale lembrar que o Relatório de Mercado Focus é uma publicação online, divulgada todas as segundas-feiras pelo Banco Central do Brasil contendo resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira.

Inflação

Em relação à inflação, uma publicação do UOL informa que o impacto econômico provocado pela invasão da Ucrânia pela Rússia vai deixar eletrodomésticos, automóveis e imóveis ainda mais caros aqui no Brasil.

Conforme o portal, o receio de que o conflito afete o fornecimento de matérias-primas já encareceu insumos usados pelas siderúrgicas para produzir aço, um produto que compõe grande parte dos custos de fabricação dos bens duráveis, dizem empresários.

Também disse que o repasse de preços nessa cadeia já começou. Semana passada, uma das principais siderúrgicas do país, a CSN, anunciou um aumento de preços de 20% para os produtos que vende para a indústria, em um reajuste que será feito em duas parcelas: 12,5% no dia 1° de abril e 7,5% no dia 15.

  • Quer conhecer mais investimentos? Então preencha este formulário que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato para mostrar as aplicações disponíveis!