O Mubadala Capital, principal acionista da Zamp ($ZAMP3), solicitou a convocação de AGE (assembleia geral extraordinária) sugerindo retirar a empresa da listagem de Novo Mercado da B3 ($B3SA3), a categoria de empresas submetidas aos parâmetros mais rígidos de governança determinados pelo mercado de capitais.
O Mubadala é um gestor de private equity ligado ao fundo soberano de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, e detém, por meio de sua controlada MC Brazil Participações, 30% das ações da Zamp, que tem a licença de operação no Brasil das redes de lanchonetes Burger King e Popeye’s.
A saída no Novo Mercado, de acordo com a proposta do Mubadala, permite ampliar as possibilidades de financiamento para o crescimento da empresa. “Nossa visão é a de que a Zamp tem alto potencial de crescimento e de geração de valor para seus acionistas e stakeholders, a partir da adoção de estratégias voltadas à sua expansão e à consolidação das suas atividades. Nesse contexto, a MC Brazil considera que a participação da companhia no Novo Mercado da B3 atualmente limita algumas das alternativas disponı́veis para o financiamento e a expansão das suas atividades, impondo entraves que, a nosso ver, superam os potenciais benefı́cios provenientes da listagem naquele segmento especial”, explicou o investidor na carta em que solicita a aprovação da proposta em assembleia de acionistas.
Uma das possibilidades seria a realização de follow-on com a emissão de ações preferenciais, o que tornaria mais fácil a ampliação da base acionária sem a diluição do poder de voto. Também seria possível a combinação de negócios com uma empresa fora do Novo Mercado e a listagem da Zamp (ZAMP3) em outras bolsas.
“Como é sabido, as regras do Novo Mercado impõem importante limitação às formas de captação de recursos por meio de equity (que apenas pode ocorrer por meio da emissão de ações ordinárias), bem como aos tipos de operações societárias das quais as companhias nele listadas podem participar. Acreditamos que, neste momento, a saída voluntária poderá contribuir de forma determinante para a aceleração do desenvolvimento e da execução das estratégias de crescimento de longo prazo da Zamp”, completa o Mubadala.
O investidor aponta ainda sugestões de mudança no estatuto que mantenham algumas das obrigações de empresas do Novo Mercado, como a presença mínima de dois membros independentes no conselho de administração de 20%. A Zamp (ZAMP3) tem uma semana para convocar a assembleia.