Como viver de renda?
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
BTG ainda mantém recomendação neutra para Vale (VALE3)

BTG ainda mantém recomendação neutra para Vale (VALE3)

O banco BTG Pactual ($BPAC11) ainda mantém recomendação neutra para a Vale (VALE3) após a divulgação do relatório de produção e vendas divulgado na noite de terça-feira (15). A instituição optou por esperar até ter uma maior clareza sobre os desafios e o ambiente macro antes de fazer qualquer mudança significativa.

De acordo com o relatório do banco, as negociações com a Samarco estão em andamento e parecem estar progredindo bem, e espera-se que o acordo seja concluído em alguns dias.

“Com relação à sucessão do CEO, consideramos a recente nomeação tranquilizadora, pois ressalta a força da governança da Vale. No entanto, o ambiente macroeconômico da China continua vulnerável, aumentando a pressão em todo o setor siderúrgico e criando uma pressão significativa para os preços do minério de ferro”, completou o BTG.

Em termos de valuation, o banco ainda enxerga dificuldade em ver um aumento substancial, com as ações sendo negociadas a aproximadamente 4x EBITDA para 2024 e Dividend yields próximos a 7%. “Esperamos mais revisões negativas para a empresa em 2025, uma vez que os investidores sinalizam para o mercado um ambiente de preços de minério de ferro materialmente mais fraco à frente”, completa o relatório.

Dados da Vale (VALE3) devem ser bem recebidos

O banco avaliou ainda que, apesar de manter sua neutralidade, o mercado como um todo deve receber bem os dados prévios da mineradora. O relatório de produção do 3TRI24 da Vale veio ligeiramente acima das expectativas do banco, que mostrou uma produção de minério em 90 milhões de toneladas (Mt) ante projeção de 85Mt, mostrando algum progresso na comparação anual no S11D e no Sistema Sudeste, refletindo todas as iniciativas de estabilidade operacional e confiabilidade de ativos.

“Claramente, a lacuna entre a produção e os embarques de minério de ferro (que ficou em linha com nossa estimativa de 69,3 Mt para finos) parece ser um problema temporário (cargas em trânsito)”, completa outro trecho do relatório.

A empresa encerrou o terceiro trimestre de 2024 com resultados sólidos, destacando-se a produção recorde de minério de ferro, a maior desde o quarto trimestre de 2018. A companhia também revisou para cima seu guidance de produção para o próximo ano, refletindo uma maior estabilidade operacional e confiabilidade dos ativos. Os dados estão no relatório de produção e vendas, que antecede a divulgação do balanço financeiro do terceiro trimestre do ano (3TRI24).

De acordo com o relatório da $VALE3, a produção de minério de ferro atingiu 91,0 milhões de toneladas (Mt), um aumento de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionada pelo bom desempenho das operações nos complexos de S11D, Itabira e Brucutu.

Você leu sobre Vale (VALE3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!