Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Conselho da Vale (VALE3) deve eleger hoje seu primeiro líder independente

Conselho da Vale (VALE3) deve eleger hoje seu primeiro líder independente

O conselho da Vale (VALE3) deve eleger hoje o primeiro “Lead Independent Director” (LID) da empresa. A informação é do Estadão.

Conforme o jornal, o eleito para a vaga será o conselheiro independente Manuel Oliveira, que terá a missão de fazer a interlocução entre os conselheiros independentes e o presidente do conselho, quando este não for considerado um membro independente.

Atualmente, a presidência do conselho da Vale é ocupada por Daniel Stieler, indicado pela Previ, que tem 8,72% do capital total da mineradora.

Vale (VALE3): Guido Mantega

Recentemente uma notícia azedou o rali da Vale no mercado de capitais. Isso porque tornou-se público a intenção do governo federal em indicar o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, para assumir a presidência da mineradora.

Ele foi ministro no período da presidente Dilma Rousseff, e sua performance à frente da pasta foi profundamente contestada, na esteira do próprio governo Dilma, cuja popularidade entre o empresariado e entidades de classe não foi das melhores.

Publicidade
Publicidade

Entretanto, como a Vale é uma empresa pública de capital misto, cujo maior acionista é a União, o governo do presidente Lula terá que se “desdobrar” para convencer o quadro societário a aceitar Mantega na empresa.

Desta forma, como a intenção do Planalto é diminuir o ruído político, e fazer a política da boa vizinhança, é possível que a iniciativa referente ao ex-ministro fique apenas no campo das ideias.

Divisão de metais

Em relação à venda de 10% da participação na divisão de metais básicos por parte da Vale, a previsão é que esta ocorra até o fim de setembro deste ano.

Na operação, a expectativa é de que a compra seja feita pelo Fundo de Investimento Público (PIF), da Arábia Saudita, que deve desembolsar US$ 2,5 bilhões por 10% do negócio de acordo com o jornal Valor Econômico.

Bolsa

A ação VALE3 encerrou o dia 29 de junho de 2023 cotada em R$ 65,51.