O conselho da Vale (VALE3) deve eleger hoje o primeiro “Lead Independent Director” (LID) da empresa. A informação é do Estadão.
Conforme o jornal, o eleito para a vaga será o conselheiro independente Manuel Oliveira, que terá a missão de fazer a interlocução entre os conselheiros independentes e o presidente do conselho, quando este não for considerado um membro independente.
Atualmente, a presidência do conselho da Vale é ocupada por Daniel Stieler, indicado pela Previ, que tem 8,72% do capital total da mineradora.
Vale (VALE3): Guido Mantega
Recentemente uma notícia azedou o rali da Vale no mercado de capitais. Isso porque tornou-se público a intenção do governo federal em indicar o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, para assumir a presidência da mineradora.
Ele foi ministro no período da presidente Dilma Rousseff, e sua performance à frente da pasta foi profundamente contestada, na esteira do próprio governo Dilma, cuja popularidade entre o empresariado e entidades de classe não foi das melhores.
Entretanto, como a Vale é uma empresa pública de capital misto, cujo maior acionista é a União, o governo do presidente Lula terá que se “desdobrar” para convencer o quadro societário a aceitar Mantega na empresa.
Desta forma, como a intenção do Planalto é diminuir o ruído político, e fazer a política da boa vizinhança, é possível que a iniciativa referente ao ex-ministro fique apenas no campo das ideias.
Divisão de metais
Em relação à venda de 10% da participação na divisão de metais básicos por parte da Vale, a previsão é que esta ocorra até o fim de setembro deste ano.
Na operação, a expectativa é de que a compra seja feita pelo Fundo de Investimento Público (PIF), da Arábia Saudita, que deve desembolsar US$ 2,5 bilhões por 10% do negócio de acordo com o jornal Valor Econômico.
Bolsa
A ação VALE3 encerrou o dia 29 de junho de 2023 cotada em R$ 65,51.

- SAIBA MAIS SOBRE A VALE (VALE3) E INVISTA COM ASSERTIVIDADE