Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Vale (VALE3) produz 308 milhões de toneladas em 2022

Vale (VALE3) produz 308 milhões de toneladas em 2022

A Vale (VALE3) divulgou sua prévia operacional referente ao ano passado. A companhia registrou produção de minério de ferro de 308 milhões de toneladas em 2022. Esse resultado é 2% menor do que o registrado no mesmo período do ano anterior.

Isso significa que a produção ficou pouco abaixo do guidance previsto para o ano passado, que era de 310 milhões de toneladas. No 4TRI22, a empresa produziu 80,8 milhões de toneladas ante 81,6 milhões de toneladas no 4TRI21, tendo uma retração de 1%.

Segundo a Vale, a queda na produção de minério de ferro anual se deve a fatores como atrasos de licenciamento em Serra Norte; e processamento de estéril jaspilito e performance operacional no S11D. Isso foi parcialmente compensado por um ramp-up contínuo da produção em Vargem Grande; maior produção via processamento a seco em Brucutu; e maior compra de terceiros.

Vale (VALE3): vendas caem 3,8% em 2022

Assim como a produção de minério de ferro, as vendas da Vale (VALE3) também registraram queda no ano passado. No ano passado, as vendas foram de 260,6 milhões de toneladas ante 270,8 milhões de toneladas em 2021, representando uma retração de 3,8%.

No desempenho do 4TRI22, as vendas de minério de ferro foram de 81,2 milhões de toneladas contra 81,7 milhões de toneladas no 4TRI21. Ficou então praticamente estável, já foi registrada uma leve retração de 0,7%.

Publicidade
Publicidade

Porém, a mineradora reportou que as vendas de finos de minério de ferro e pelotas aumentaram 22% t/t, totalizando 90 Mt, impulsionadas pelo uso dos estoques em trânsito formados no 3TRI22. O prêmio all-in totalizou US$ 5,4/t 1 (vs. US$ 6,6/t no 3T22), principalmente devido a menores prêmios contratuais de pelotas.

A redução da produção do Sistema Norte é principalmente explicada pelos níveis de chuva sazonalmente maiores e o desempenho de Serra Norte, impactado por uma menor disponibilidade de ROM como resultado dos processos de licenciamento mais lentos; e manutenção de correias transportadoras das plantas de processamento em outubro e novembro.

Quer saber mais sobre a Vale (VALE3) e investir melhor? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato