A Vale (VALE3) confirmou nesta quarta-feira (11) que as negociações relacionadas ao acordo sobre o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), estão em estágio avançado, podendo ter conclusão em outubro.
A VALE3 destacou que as discussões estão sendo conduzidas a partir de propostas previamente apresentadas e divulgadas pelas partes envolvidas, mas que, até o momento, nenhum acordo definitivo foi fechado.
O rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em novembro de 2015, foi um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil, afetando severamente comunidades e o meio ambiente ao longo do Rio Doce. Desde então, a Vale tem trabalhado em conjunto com diversas entidades governamentais e judiciais para reparar os danos causados pelo desastre.
A companhia informou que espera concluir o processo de mediação e chegar a um acordo final até outubro de 2024. Assim que as negociações forem finalizadas, a Vale promete divulgar os detalhes do acordo ao mercado.
Vale (VALE3) havia apresentado proposta de acordo em abril
Em abril, a mineradora, junto com Samarco e BHP, enviou uma proposta de acordo de R$ 72 bilhões ao Tribunal Regional Federal da 6ª Região para resolver os litígios relacionados ao desastre da barragem de Mariana.
Segundo a empresa, a proposta de acordo enviada ainda não é vinculante, e as empresas continuam em negociações com as autoridades públicas para finalizar os termos definitivos.
O objetivo é liquidar de forma definitiva as obrigações estipuladas no acordo de transação, na ação judicial do Ministério Público Federal e em outras ações judiciais de entidades governamentais.
Você leu sobre Vale (VALE3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e siga nosso canal no Whatsapp!