A sucessão na Vale ($VALE3) pode estar próximo de uma definição. Isso porque o Conselho de Administração da mineradora deverá ser reunir nesta sexta-feira (8), e embora não esteja oficialmente na pauta, espera-se que o tema venha ser discutido.
Segundo publicação do jornal Valor Econômico, a tendência é que uma solução considerada de meio-termo seja uma alternativa ao impasse que se instalou na minderadora. Uma possibilidade que está sendo considerada é a recondução do atual CEO, Eduardo Bartolomeo, por um período provisório, enquanto um processo de seleção seja iniciado, desde que respeite os princípios de governança da companhia. Isso incluiria a contratação de uma empresa especializada em seleção de executivos e a formação de uma lista tríplice de candidatos.
O impasse surgiu no colegiado em fevereiro. Em uma reunião realizada no dia 15 do mês passado, houve um empate, com seis votos a favor da recondução de Bartolomeo, e seis votos pela abertura de um processo competitivo. Este processo envolveria a contratação de um “headhunter” internacional para formar uma lista de três candidatos, a partir da qual o novo presidente seria escolhido. Além disso, houve uma abstenção, do representante da Cosan ($CSAN3), o empresário Rubens Ometto.
Em nota, a mineradora informou que não houve decisão de seu conselho quanto à renovação do mandato do presidente em exercício ou à realização de processo sucessório.
“O Conselho de Administração da Vale segue conduzindo de forma diligente as discussões pertinentes à definição do Presidente da Companhia e cumprindo com rigor o Estatuto Social e as políticas corporativas aplicáveis”, informou a empresa.
Leia também:
Entenda o impasse na sucessão na Vale (VALE3)
A falta de um consenso entre os principais acionistas da companhia é um dos grandes problemas. De um lado, estão os conselheiros que apoiam a continuidade de Bartolomeo. De outro, os que defendem a abertura de um processo competitivo para eleger um novo presidente.
Acionistas como a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil ($BBAS3), e a Bradespar ($BRAP4) foram favoráveis a uma possível substituição. Também fora divulgado ainda que a holding do Bradesco ($BBDC4) teria mudado de posição e se juntado a esse grupo que apoia uma mudança, mas o banco não teria confirmado essa informação. A Cosan, que antes era favorável a Bartolomeo, se absteve na votação. Enquanto isso, a japonesa Mitsui é favorável pela continuação do atual CEO à frente da companhia.
Você leu sobre sucessão na Vale (VALE3). Para investir melhor, consulte os e-books, ferramentas e simuladores gratuitos do EuQueroInvestir! Aproveite e assine a nossa newsletter: receba em seu e-mail, toda manhã, as principais notícias do portal!