O CEO da companhia aérea norte-americana SkyWest, Chip Childs, afirmou que a empresa não pretende arcar com a tarifa de 50% sobre jatos da Embraer (EMBR3), caso a medida anunciada pelo governo dos Estados Unidos entre em vigor. A declaração foi feita durante a apresentação dos resultados financeiros do segundo trimestre da empresa.
Atualmente, a empresa aérea norte-americana possui 74 aeronaves da fabricante brasileira encomendadas até 2032, o que coloca a empresa como uma das principais clientes da Embraer no mercado norte-americano.
A tarifa, anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deve passar a valer na próxima sexta-feira (1º), e incide sobre uma série de produtos brasileiros, incluindo os jatos da Embraer. O governo brasileiro afirmou que busca diálogo para evitar a aplicação da sobretaxa, enquanto a Embraer declarou estar confiante na possibilidade de um acordo que preserve a competitividade da empresa no exterior.
Acordo entre Embraer (EMBR3) e SkyWest
No fim de junho, a $EMBR3 anunciou um pedido firme da companhia aérea norte-americana para 60 aeronaves do modelo E175, com opção de compra de outros 50 jatos. O contrato, avaliado em US$ 3,6 bilhões a preço de lista, será incluído na carteira de pedidos firmes da fabricante brasileira ainda no segundo trimestre de 2025. As entregas estão previstas para começar em 2027.
A SkyWest é atualmente a maior operadora mundial de E-Jets da Embraer, com uma frota de 263 aeronaves. A companhia aérea atua por meio de contratos regionais com grandes empresas dos Estados Unidos, como United Airlines, Delta Air Lines, American Airlines e Alaska Airlines.
“Como a maior proprietária e operadora de E175 em todo o mundo, temos a satisfação de continuar a expandir nossa frota de E175 e de aprimorar nossa presença nos dois segmentos. Este pedido nos permite avançar em nossa estratégia de frota de longo prazo e continuar a entregar o principal produto regional da indústria”, afirmou Chip Childs, presidente e CEO da SkyWest, em comunicado divulgado pela Embraer na ocasião.