Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Rumo (RAIL3) chega a acordo para renovação da Malha Paulista

Rumo (RAIL3) chega a acordo para renovação da Malha Paulista

A Rumo (RAIL3) chegou a um acordo para renovação da concessão da Malha Paulista, mediante pagamento adicional de R$ 1,5 bilhão.

Segundo o jornal Valor Econômico, a informação foi dada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Ele explicou que esse acordo foi agora enviado ao Tribunal de Contas da União (TCU) para que possa ser homologado. E acrescentou que os valores obtidos em renovação antecipadas de concessões deverão ser reaplicados no próprio segmento de ferrovias.

A empresa de logística do grupo Cosan (CSAN3) vinha negociando os termos de renovação do contrato da Malha Paulista desde o começo do ano. O contrato havia sido renovado de forma antecipada há cerca de três anos. Os entraves para um acordo eram supostas dificuldades relativas à lista de obrigações que incluíam diversas obras a serem executadas.

Rumo (RAIL3): relatório do BTG recomenda compra

Um dos mais recentes relatórios do banco BTG Pactual (BPAC11) recomenda compra para Rumo, com preço-alvo a R$ 27. Entre os principais destaques da apresentação aos investidores, o banco destacou que a Rumo recentemente concluiu as obras em sua Malha Central, aumentando o potencial de carga e os planos de diversificação.

A Rumo alcançou recentemente um marco importante ao concluir o projeto da Ferrovia Norte-Sul, criando uma ligação ferroviária direta entre o Porto de Santos (SP) e Itaqui (MA). Isso é crucial para conectar pontos essenciais ao longo do corredor logístico. A Rumo agora gerencia operações ao longo da malha central, que se estende de São Paulo a Tocantins, o que deve garantir um grande crescimento nos volumes de carga, já que está operando 9 milhões de toneladas com uma participação de mercado de apenas 25% (contra 40-50% normalmente)”, apontou o relatório do BTG sobre Rumo (RAIL3).

Publicidade
Publicidade