A Petrobras (PETR4) resiste ao governo e mantém a venda de ativos, conforme se posicionou a companhia em documento encaminhado ao mercado.
Acontece que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua equipe se posicionam contra o desinvestimento por parte da empresa.
Entretanto, mesmo sendo chamada de estatal, a Petrobras é uma empresa de capital misto, onde a União é o maior acionista, logo, com maior peso nas decisões da firma.
Porém, vale ressaltar que essa manutenção da venda dos ativos diz respeito àqueles cujos contratos já assinados.
Atualmente a petroleira tem cinco projetos nesta situação, incluindo campos de petróleo e a Lubnor, fábrica de lubrificantes localizada no Ceará.

Petrobras (PETR4): MME
O posicionamento da Petrobras tem a ver com um anúncio do Ministério de Minas e Energia (MME), que determinou a suspensão de venda de ativos da empresa até análise pela diretoria.
Ainda assim, a continuidade dos processos já assinados, porém, depende de aval do conselho de administração.
Dos ativos que estão em fase de desinvestimentos, destaque para a Lubnor (Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste), bem como campos terrestres de petróleo no Rio Grande do Norte e no Espírito Santo e campos marítimos no litoral capixaba. Os primeiros são negociados com a 3R Petroleum (RRRP3), e os demais com Seacrest e BW.
Petroleira
Mais cedo, a 3R informou que a Petrobras ratificou a continuidade do processo de transição do Polo Potiguar.
Também hoje o Comitê de Pessoas rejeitou indicações de Pietro Mendes e Sergio Rezende para o Conselho de Administração.
Ibovespa
Por volta das 14h50 a ação PETR3 recuava 0,57%, cotada a R$ 26,10, enquanto a PETR4 recuava 0,13%, cotada a R$ 23,33. A primeira reporta queda de 20,60% no período de um ano e a segunda reporta queda de 22,59% no período de um ano.
- Saiba mais sobre a Petrobras (PETR4) e invista com assertividade.