Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Petrobras (PETR4) se fortalece com alta do petróleo, supera produção e construirá fábricas

Petrobras (PETR4) se fortalece com alta do petróleo, supera produção e construirá fábricas

A Petrobras (PETR4) viu suas operações se fortaleceram nos últimos dias por conta de vários fatores, principalmente a alta do petróleo no mercado internacional.

Ontem, a petroleira foi a responsável por alavancar a bolsa brasileira ao se destacar entre as maiores altas do pregão, performando 7,04% e atingindo a cotação de R$ 28,90. O Ibovespa fechou em alta de 2,04%, aos 111.439 pontos.

Também ontem a companhia informou, por meio de documento encaminhado ao mercado, que superou a meta de produção de óleo e gás natural, dentro da margem considerada de 4% para mais ou para menos, no ano de 2022.

A estatal disse que a produção total foi de 2,684 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), superando a meta de 2,600 milhões de boed em 3,2%.

Conforme o relatório, a produção comercial alcançou 2,361 milhões de boed, 2,7% acima da meta de 2,3 milhões de boed.

Publicidade
Publicidade

Já a produção de óleo ficou em 2,154 milhões de barris por dia (bpd), 2,6% acima da meta de 2,1 milhões de bpd.

Plataforma no pré-sal da Bacia de Santos

Petrobras (PETR4): plataformas

De acordo com o relatório, também iniciou a produção de duas novas plataformas ao longo de 2022. Em abril, o FPSO Guanabara, primeira unidade definitiva do campo de Mero, e em dezembro, a P-71, no campo de Itapu. Esta última antecipada de 2023.

Além disso, ao longo de 2022 foi alcançada a capacidade máxima de produção de óleo das plataformas P-68, nos campos de Berbigão e Sururu, e do FPSO Carioca, no campo de Sépia.

Fábrica de fertilizantes

A companhia retomará o investimento em três fabricas de fertilizantes. A informação foi divulgada pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Ao jornal O Globo, ele disse que o governo vai lançar ainda neste semestre um programa para converter pastagens em lavouras. Também defendeu juros subsidiados para isso e elencou que, assim, o país pode aumentar a área plantada em 5% ao ano “sem derrubar uma árvore sequer”.

Por fim, frisou que a petroleira vai retomar a construção de três fábricas de nitrogenados, fertilizantes fundamentais para o agronegócio brasileiro.

Ibovespa

A ação PETR3 reporta queda de 16,40 no período de um ano, e a PETR4 reporta queda de 19,34% no período de um ano. O investidor espera que com a valorização da commodity, a petroleira consiga performar melhor nos anos à frente. Nesta manhã o petróleo tipo Brent sobe 0,54% no pré-mercado, enquanto o petróleo tipo WTI sobe 0,72%.

  • Quer saber mais sobre a Petrobras (PETR4) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!