Descubra as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos da Bolsa
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Equipe de transição pode anunciar CEO da Petrobras (PETR4) e pede fim de privatização

Equipe de transição pode anunciar CEO da Petrobras (PETR4) e pede fim de privatização

A equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) pode anunciar o CEO da Petrobras (PETR4) ainda esta semana, conforme expectativa do mercado. Os investidores aguardam que o nome do Senador Jean Paul Prates (PT-RN) seja confirmado para assumir a presidência da petroleira. Ele é advogado, economista e empreendedor, e seu […]

A equipe de transição do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP) pode anunciar o CEO da Petrobras (PETR4) ainda esta semana, conforme expectativa do mercado.

Os investidores aguardam que o nome do Senador Jean Paul Prates (PT-RN) seja confirmado para assumir a presidência da petroleira.

Ele é advogado, economista e empreendedor, e seu nove vem sendo dado como certo por parte da imprensa especializada há quase duas semanas.

Outro ponto de atenção em relação à companhia diz respeito ao processo de privatização, atualmente em fase de estudos.

Isso porque a equipe de transição, bem como o próprio presidente eleito, já deu sinais de que vão suspender qualquer iniciativa de desestatização da empresa.

Publicidade
Publicidade

Essa intenção consta, inclusive, do relatório final apresentado pela equipe de transição, que trouxe a indicação de empresas de controle estatal que podem ter seus processos de privatização cancelados em 2023.

Já o atual presidente da companhia, Caio Paes de Andrade, deve deixar o cargo antes do previsto, segundo a Reuters. Seu mandato vai até abril de 2023, entretanto, ele pode abdicar da função ainda este ano.

Imagem mostra transeunte passando à porta da Petrobras.

Petrobras (PETR4) e outras empresas

De acordo com o relatório, a recomendação é interromper os planos para privatizar a Petrobras (PETR4), os Correios, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), a Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural (PPSA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O documento elenca que a proposta é de revisão da lista de empresas que se encontram em etapas preparatórias e ainda não concluídas de processos de desestatização. Sugere-se que o Presidente da República edite despacho orientando os Ministérios responsáveis.

Segundo o Estadão, cada uma dessas estatais está em um diferente estágio do processo de privatização – alguns nem foram iniciados – e a ordem, agora, é paralisar tudo. Lula já frisou, em mais de um discurso, que seu governo vai acabar com os planos de privatização e que as empresas estrangeiras são bem-vindas, desde que venham investir no País, e não comprar as estatais nacionais.

Porto de Santos

Conforme o periódico, há pelo menos mais uma estatal que terá o processo interrompido, a Santos Port Authority (SPA), antiga Codesp, que controla o porto de Santos. Ontem, o futuro ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, declarou que o processo para concessão do Porto de Santos também, que estava em andamento, também será cancelada.

Ibovespa

A ação PETR3 encerrou o dia 23 de dezembro de 2022 cotada em R$ 28,56, enquanto a PETR4 encerrou em R$ 25,12.

  • Quer saber mais sobre a Petrobras (PETR4) e aprender a investir com assertividade? Clique aqui!