Assista a Money Week
Compartilhar no LinkedinCompartilhar no FacebookCompartilhar no TelegramCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsApp
Compartilhar
Home
Ações
Notícias
Petrobras (PETR4) obtém licenças para simulado em perfuração na Foz do Amazonas

Petrobras (PETR4) obtém licenças para simulado em perfuração na Foz do Amazonas

A Petrobras (PETR4) obteve licenças ambientais que permitem simulado para perfuração na Foz do Amazonas, no Pará.

O documento foi concedido pelo governo do Estado, entretanto, a companhia ainda aguarda liberação, por parte do Ibama, acerca de sua atuação junto a poço em águas profundas do Amapá.

De acordo com a estatal, o simulado, inicialmente previsto para ser iniciado na segunda quinzena de dezembro, estava travado pois a petroleira dependia antes das licenças do Pará para um pequeno hospital para aves oleadas em Belém, chamado de Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna (CRD).

A licença de instalação já havia sido concedida e agora a secretaria confirmou a licença de operação, a última necessária.

Plataforma no pré-sal da Bacia de Santos

Petrobras (PETR4): custo diário

Levantamento da Reuters informa que a Petrobras vem arcando com um custo diário milionário de mobilização de pessoal e equipamentos para o simulado na região amazônica desde o ano passado.

Publicidade
Publicidade

A agência destaca, também, que a companhia está trabalhando já há algum tempo em busca de abrir a bacia como uma nova fronteira exploratória de petróleo, em região próxima à Guiana, onde a Exxon Mobil (XOM) fez descobertas importantes.

Além disso, elencou, iniciou o processo depois que gigantes como BP e TotalEnergies desistiram de ativos vencidos em leilão em 2013 por dificuldades para obter licenciamentos.

Por fim, disse que a Foz do Amazonas está inserida em ampla região do litoral brasileiro conhecida como Margem Equatorial, que vai desde o Rio Grande do Norte até o Amapá, onde o atual plano de negócios da Petrobras prevê investimentos de 2,94 bilhões de dólares até 2027, enquanto busca meios de repor reservas e evitar o declínio de produção futura.

Ibovespa

A ação PETR3 encerrou o dia 13 de fevereiro de 2023 cotada em R$ 30,23, enquanto a PETR4 encerrou cotada em R$ 26,80.