A Petrobras ($PETR3; $PETR4) marca assembleia geral extraordinária (AGE) para 30 de novembro. O fórum irá tratar da proposta de reforma do estatuto social da companhia.
Em um encontro, que a petroleira está programando de forma parcialmente digital, irá discutir a proposta de revisão do estatuto social da empresa, um tema que causou agitação no mercado financeiro desde seu anúncio no último dia 23 de outubro.
Essa incerteza resultante da proposta teria levado a uma queda acentuada, com os papéis da companhia registrando uma redução de até 6% no valor de mercado.
Outro assunto em pauta na reunião será a criação de uma reserva estatutária, no qual o controlador, a União, estaria sinalizando de que gostaria de receber recursos extras incorporados ao orçamento, o que é propício para que esse pagamento adicional se torne recorrente.
Petrobras (PETR3; PETR4): BTG (BPAC11) vê flexiblidade
Em relatório divulgado após a divulgação da proposta, o BTG Pactual (BPAC11) avaliou que a ideia surgida no conselho de administração preocupa, pois aumentaria a flexibilidade na retenção de lucros e na nomeação de pessoas politicamente expostas para cargos executivos.
“Embora estas alterações ainda não tenham sido aprovadas, continuamos a acreditar no pragmatismo da empresa; isto é, a Petrobras provavelmente distribuirá pelo menos uma parte do excesso de caixa gerado – superando sua atual política de remuneração aos acionistas – na forma de dividendos extraordinários”, avaliou o BTG, na ocasião.
Para o BTG, as ações continuam baratas (13% dividend yield em 2024, excluindo pagamentos extraordinários), mas as próximas semanas são cruciais, pois aumentarão a visibilidade sobre a alocação de capital da empresa e potencialmente permitirão que os fundamentos do petróleo e operacionais desencadeiem uma expansão de múltiplo mais rápida.
Você leu que a Petrobras (PETR3; PETR4) marca assembleia. Conheça as 10 Maiores Pagadoras de Dividendos. Clique abaixo e saiba mais!