A Petrobras (PETR3; PETR4) deixa candidatos ao conselho inelegíveis. Tratam-se de Pietro Adamo Sampaio Mendes e Sérgio Machado Rezende – sendo este último, ex-presidente da Transpetro na gestão anterior do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A petroleira explicou que recebeu ofício da Superintendência de Relações com Empresas (SEP), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), no qual comunica que, considerando as informações disponíveis até o momento e em linha com o entendimento do Comitê de Elegibilidade e do Conselho, concluiu pela inelegibilidade dos candidatos. A eleição do conselho está marcada para ser realizada no próximo dia 27, na Assembleia Geral Ordinária (AGO).
- Participe da Money Week 100 Dias de Governo – Os primeiros 100 dias de um novo governo têm impacto fundamental dentro de um mandato de quatro anos e nos seus investimentos. Faça sua inscrição!
Petrobras (PETR3; PETR4) havia anunciado ajustes organizacionais
Há alguns dias, a Petrobras (PETR3; PETR4) havia anunciado uma proposta de mudanças organizacionais, que também serão submetidas à AGO do próximo dia 27.
A proposta aprovada cria a Diretoria de Transição Energética e Energias Renováveis. O presidente da Petrobras Jean Paul Prates indicou Maurício Tolmasquim para nova Diretoria, que coordenará as atividades de descarbonização, mudanças climáticas, novas tecnologias e sustentabilidade e incorporará as atividades comerciais de gás natural.
Tolmasquim foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) ao longo de quase dez anos, desde sua criação em 2004 até meados da década passada, durante a gestão da ex-presidente Dilma Rousseff. Foi ainda coordenador do Grupo de Minas e Energia, durante a transição de governo.

Além disso, a atual Diretoria de Desenvolvimento da Produção, ocupada por Carlos José do Nascimento Travassos, passa a ser denominada Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Inovação, e incorporará o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo A. Miguez de Mello (Cenpes).
- Mercado Livre de energia EQI: economize 20% na conta de luz de sua empresa. Acesse!
A atual Diretoria de Refino, Gás e Energia, ocupada por William França da Silva, passa a ser denominada Diretoria de Processos Industriais e Produtos, incluindo os derivados do refino de petróleo e os derivados de gás e biocomponentes.
Já a Diretoria de Comercialização e Logística, ocupada por Claudio Romeo Schlosser, passa a ser denominada Diretoria de Logística, Comercialização e Mercados.
A Diretoria de Relacionamento Institucional e Sustentabilidade será extinta e a diretora Executiva Clarice Coppetti será indicada para a nova Diretoria de Gestão Corporativa, que administrará os processos internos de gestão de pessoas, saúde, meio ambiente e segurança (SMS) e serviços compartilhados – e incorporará a estrutura de transformação digital e tecnologia de informação.
Você leu que a Petrobras (PETR3; PETR4) deixa candidatos ao conselho inelegíveis. Quer investir melhor e com assertividade? Preencha este cadastro que um assessor da EQI Investimentos entrará em contato